sexo
É este o impacto que o exercício físico pode ter na vida sexual do casal

Estilo de Vida

A prática de exercício físico é saudável e até mesmo muito aconselhável. No entanto, como em tudo, o excesso pode trazer coisas menos boas.

Ter, 04/07/2023 - 21:00

A prática de exercício físico é saudável e até mesmo muito aconselhável. No entanto, como em tudo, o excesso pode trazer coisas menos boas. Nomeadamente, na nossa vida sexual. Essa é a conclusão de um estudo de investigadores de psicologia e nutrição da Universidade de Carolina de Norte, nos Estados Unidos. Estes especialistas concluíram que o treino muito intenso ou durante demasiado tempo está ligado a um possível  decréscimo do desejo sexual.

Leia ainda: Estas são as diferenças entre fazer exercício físico de dia ou de noite

Explicam, em entrevista a Women’s Helth UK, que a excitação depende do fluxo de sangue na zona genital pelo que, qualquer atividade que promova esse mesmo fluxo – como o exercício físico – poderá levar a esta sensação sexual, que se associa ao sistema nervoso simpático (SNS). Mas o excesso tem um efeito contrário.

É este o impacto que o exercício físico pode ter na vida sexual do casal

O exercício físico aumenta a libido desde que não exceda o pico máximo do SNS. Verifica-se com frequência um fenómeno chamado U invertido. Isto é, quando o exercício físico em excesso leva a valores muito elevados de SNS. Consequentemente, iniba a libido. Isso é mais frequente nas mulheres, que cada vez mais praticam exercício físico. 

Veja também: 4 alimentos com má fama que não são assim tão maus

Quando exposta a elevadas cargas de exercício físico, as mulheres ficam com baixos níveis de estrogénio e testosterona, que está também presente no organismo da mulher. Isto provoca falta de apetite sexual, e pode também apresentar dificuldades de reprodução. Este último porque o corpo humano precisa de uma determinada quantidade de gordura para manter equilibrados os níveis hormonas do sistema reprodutivo.

Siga a Revista VIP no Instagram