Turkishteeth
O fenómeno aliciante que leva a situações dramáticas

Estilo de Vida

O dr. Pedro Ferreira Lopes, médico dentista, explica-nos o que é o fenómeno ‘Turkishteeth’ e os exemplos de casos graves que tratou.

Dom, 28/04/2024 - 16:00

O que é o fenómeno turkisteeth? O dr. Pedro Ferreira Lopes, médico dentista da Prime Dental Clinic, Lisboa explica-nos o que é e dá ainda exemplos graves que tratou de pessoas que foram aliciadas a tratamentos na Turquia.

“Turkishteeth é um hashtag usado para promover e tentar angariar pacientes para efetuar tratamentos dentários na Turquia através de fotos e vídeos que prometem tratamentos milagrosos em tempo record a preços baixos.

Normalmente são os mais novos que são mais facilmente aliciados nas redes sociais, mas na realidade, recorrem em todas as idades, pois acreditam que vão conseguir um tratamento igual ao que conseguiriam em Portugal mais rápido e muito mais barato quando, de facto, assim não é. São aliciados, portanto, nas redes sociais por influencers ou por angariadores a aderir a “pacotes turísticos tudo incluído”, que prometem tratamentos milagrosos e acabam por causar danos, muitos deles irreversíveis.”

Os exemplos

“O caso mais grave que atendi e que tenha recorrido a um tratamento na Turquia foi uma senhora que tinha colocado os implantes na Turquia onde lhe tinha sido prometido a colocação de implantes e dentes fixos nos mesmos e veio de lá unicamente com os implantes e sem os dentes. Pretendia colocar os dentes em Portugal, mas na realidade os implantes estavam de tal forma posicionados e de dimensão tão reduzida que era impossível reabilitá-los com dentes fixos.

Já recebi 4 casos deste e, dos 4 casos, só um paciente de 33 anos era possível reabilitar. Segundo o paciente procurou este serviço porque queria os dentes brancos e mais direitos e foi-lhe prometido um resultado rápido e barato. Acabou com os dentes, segundo ele, saudáveis, todos desgastados para colocarem coroas de qualidade duvidosa, de tal forma que os dentes eram todos juntos (como se fosse uma peça única) e os dentes posteriores (de trás) eram como se fossem cubos sem qualquer forma de dente. Neste caso, como o próprio paciente disse, com o dinheiro gasto nos tratamentos e o dinheiro extra que acabou por gastar nas duas vezes que teve de voltar à Turquia a tentar resolver o que não tinha ficado bem, sem sucesso, ficou sem dinheiro para conseguir corrigir o que foi feito de forma correta em Portugal pois nos tratamentos prometem uma garantia, mas depois todas as viagens e estadias extra para corrigir o que possa não estar bem é totalmente suportado pelo cliente.

Em muitos destes pacientes são efetuados tratamentos desnecessários, como por exemplo, coroas ou facetas nos dentes todos, desgastando de forma irreversível os dentes que muitas vezes estão perfeitamente saudáveis. Desta forma, vão ficar com um “problema” para o resto da vida, pois é uma situação irreversível. Quando juntamos a isto tratamentos e material de qualidade duvidosa a situação fica ainda mais séria. Por vezes, as pessoas aliciadas com valores mais baixos do que em Portugal, acabam por se ver numa situação dramática de uma necessidade urgente de resolver e tratar o que não ficou bem e sem possibilidade financeira de o fazer.

Não quero dizer com isto que todos os tratamentos efetuados na Turquia sejam de qualidade duvidosa mas, até à data, todos os casos que me apareceram foram nesse sentido.”

Fotos: D.R.

Siga a Revista VIP no Instagram