Alimentação
Estes alimentos podem fazer a diferença na vida da mulher

Estilo de Vida

Há alimentos que podem ajudar a acalmar sintomas relacionados com diferentes fases da vida da mulher.

Sáb, 21/03/2020 - 7:30

A alimentação é a pedra basilar do bem-estar físico e psicológico e é cada vez mais uma preocupação comum comer bem, de forma equilibrada e saudável.

Mas sabia que, no caso da mulher, há alimentos que podem fazer toda a diferença em algumas fases da vida?

Ficou curiosa? Inês Aparício, a nutricionista da Clínica Smylis e pareceira do Fitness Hut, explicou à VIP os benefícios que certos alimentos podem ter na vida da mulher. Confira!

1. Ómega 3

O consumo de ómega 3 é muito importante e no caso das mulheres pode ser um ótimo aliado para combater as dores menstruais. O ómega 3 está presente em peixes gordos, como o salmão, a cavala, o atum e a sardinha, em frutos e em sementes oleaginosas, como a noz, a amêndoa, a chia e o sésamo.

2. Hidratos de carbono

Há quem goste de cortar nos hidratos de carbono, e a verdade é que não devem ser consumidos de forma excessiva, tal como todos os outros grupos alimentares, mas a verdade é que os alimentos desta categoria são ótimos para reduzir o apetite, melhorar o estado de humor, manter os níveis de açúcar no sangue equilibrados. Cereais integrais, castanhas, massa, batata doce e leguminosas podem ser boas opções.

3. Vitamina A

A vitamina A é fundamental na formação de glóbulos vermelhos e na mobilização de reservas de ferro, que fortalece o coração e impede a anemia. Esta vitamina pode ser encontrada em alimentos como a cenoura, a abóbora e a manga.

4. Cálcio

Depois da menopausa, verifica-se uma diminuição dos níveis de estrogénio e, consequentemente, aumenta o risco de problemas cardiovasculares e de osteoporose. Além de ser indispensável manter-se ativa e praticar exercício físico, também é importante consumir alimentos ricos em cálcio, como os produtos lácteos e hortícolas verde escuros, como o espinafre. A vitamina D também é muito importante, portanto aproveite o sol!

5. Cafeína

O consumo de alimentos que contém cafeína devem ser evitados. Estes alimentos inibem a absorção de ferro e podem aumentar a tensão nervosa, bem como também podem provocar irregularidades no ciclo menstrual.

6. Produtos Hortícolas

Os produtos hortícolas de cor verde escura são indispensáveis na sua alimentação. Além de serem ricos em cálcio, são fornecedores de fibras que ajudam a melhorar o trânsito intestinal, e também são compostos por vitamina C [reforça a imunidade e ajuda a absorver o ferro], e por magnésio [melhora a tensão nervosa e fortalece o corpo].

Texto: Mafalda Mourão; Foto: D.R.

Siga a Revista VIP no Instagram