Marcelo Rebelo De Sousa
Nega estar a ajudar Juan Carlos a encontrar casa em Portugal

Nacional

Marcelo Rebelo de Sousa nega estar a ajudar o rei emérito Juan Carlos a regressar a Portugal e considera «disparate» essa hipótese ter sido colocada.

Seg, 10/08/2020 - 08:35

Marcelo Rebelo de Sousa garantiu este domingo, 8 de Agosto, não estar a ajudar Juan Carlos a encontrar residência em Portugal, desmentindo assim a notícia que foi avançada pelo jornal espanhol El Mundo

Foi durante uma visita a Silves que, questionado pela imprensa, o Presidente da República portuguesa considerou um «disparate» a possibilidade de intervir na polémica que envolve o rei emérito de Espanha. 

«Há uma semana já disse que não sei nada do que se passa sobre essa matéria, nem devo saber, nem quero saber. As pessoas perceberão, as que têm o mínimo de bom senso, e de inteligência que a última pessoa que em Portugal pode intervir numa matéria dessas é o Presidente da República», começou por dizer. 

Marcelo Rebelo de Sousa fez questão ainda de salientar que qualquer envolvimento seu nesta "matéria" poderia prejudicar as boas relações que mantém com Felipe VI, o rei de Espanha, com o qual tem «uma amizade muito intensa e gratificante.»

«Isso só perturbaria as relações entre dois países vizinhos e muito amigos», acrescentou.

A mesma publicação espanhola avançou ainda que também Lili Caneças e João Brito e Cunha estariam a ajudar o rei emérito a encontrar residência definitiva no Estoril. 

Contactada pela VIP, a socialite, que mantém estreitos laços de amizade com o antigo rei de Espanha, preferiu não se pronunciar sobre o assunto. 

Recorde-se que Juan Carlos deixou recentemente Espanha, depois de ver o seu nome envolvido em inúmeros escândalos financeiros - que incluem lavagem de dinheiro, tráfico de influências e fuga ao fisco. Em comunicado, o Palácio da Zarzuela comunicou a decisão do rei emérito e explicou que a mesma resultou do facto de «repercussões» de atos passados estarem a afetar «a sua vida privada» e o bom nome da Casa Real espanhola.

Depois de muito se expecular sobre o seu paradeiro, Juan Carlos foi fotografado a sair de um avião particular em Abu Dhabi, Emirados Árabes Unidos, onde estará alojado, segundo o jornal pro-monárquico ABC, no Emirate Palace, um resort de luxo. 

Segundo a imprensa espanhola, o rei emérito deverá regressar a Espanha no final do Verão para desfrutar de uns dias na sua casa de campo, antes de deixar em definitivo o país de «nuestros hermanos.» Não se sabe ao certo onde se irá exilar o marido da rainha emérita Sofia. No entanto, a mãe de Felipe VI permanecerá em Espanha e existe a possibilidade de esta pedir o divórcio legal. 

Texto: Mafalda Mourão; Fotos: Reuters e D.R.

VEJA AINDA: Um avô babado, mas distante: rei emérito afastado de Leonor e Sofia para as proteger

LEIA TAMBÉM: Princesa Leonor rouba atenções a Letizia: Herdeira já ocupa lugar da rainha

Siga a Revista VIP no Instagram