Princesa Leonor
Rouba protagonismo a Letizia: herdeira à Coroa já «ocupa» lugar da rainha

Realeza

A rainha Letizia e o rei Felipe VI apostam tudo na filha mais velha, a princesa Leonor, para limpar a imagem da Casa Real depois dos escândalos de Juan Carlos.

Sáb, 08/08/2020 - 11:53

Felipe VI, Letizia e as filhas, a princesa Leonor e a infanta Sofia, já estão em Palma de Maiorca. A família real chegou ao final do dia desta sexta-feira, 7 de agosto, tal como estava previsto, e a herdeira à Coroa espanhola roubou todo o protagonismo aos pais e à irmã mais nova.

 Depois de uma semana repleta de polémicas e escândalos, por causa da «fuga» do rei emérito Juan Carlos, os reis de Espanha decidiram continuar a dar o máximo protagonismo à princesa das Astúrias e à infanta Sofia e, desta vez, a rainha de Espanha decidiu «ceder» lugar a Leonor para que esta viajasse ao lado do pai no carro de família. Qual não foi a surpresa dos súbditos quando as janelas do carro se abriram e no lugar do passageiro, em vez de Letizia, seguir a herdeira ao trono de Espanha, um símbolo claro de que Letizia quer dar o máximo destaque à filha promogénita, num momento em que a Casa Real vê o seu nome totalmente manchado devido às polémicas financeiras que envolvem o rei emérito Juan Carlos.

A rainha Letizia e a filha Sofia seguiam nos bancos traseiros da viatura, num local muito menos visível, passando assim totalmente despercebidas dos olhares atentos dos espanhóis e da imprensa mundial.

Veja aqui a imagem em questão

 

 

Felipe VI e Letizia quebram protocolo real

Segundo o protocolo real, não só o espanhol como os restantes protocolos reais europeus, o rei e o seu herdeiro não podem viajar na mesma viatura para que se preserve «a sobrevivência da monarquia» em caso de acidente fatal. Ao viajar com a princesa Leonor, os reis Felipe VI e Letizia quebraram o protocolo de segurança, facto que passou despercebido uma vez que a herdeira da Coroa espanhola roubou todas as atenções ao ser a verdadeira protagonista da chegada a Palma de Maiorca.

Os planos para as férias de Marivent

Letizia, Felipe VI, Leonor e Sofia têm uma semana trabalhosa pela frente. Na próxima segunda-feira, o dia começa com uma reunião no Palácio de La Almudaina, onde o rei espanhol vai receber várias figuras do governo. A Vanitatis avançou que, no mesmo dia, os reis e as filhas vão visitar o Museu de Fray Junípero Serra, na cidade de Petra, em Palma de Maiorca.

Na terça-feira, a princesa das Astúrias e a infanta Sofia vão conhecer o projeto socioeducativo Naum, que ajuda crianças e jovens com necessidades de integração. Na quarta-feira, o rei Felipe VI vai reunir com o primeiro-ministro Pedro Sanchéz.

A partir de quinta-feira, Letizia e Felipe VI vão começar a visitar as outras ilhas Baleares. A passagem por Menorca está garantida neste dia. Na sexta-feira, a família real espanhola vai poder usufruir de uma «folga» em família em Marivent, onde se encontra a rainha emérita Sofia, a princesa Irene e a princesa Elena.

Na outra semana, Letizia e Felipe VI deverão visitar Ibiza e Formentera, na companhia das filhas, que assumem um papel cada vez mais determinante no seio da Casa Real.

Os reis de Espanha devem regressar ao Palácio da Zarzuela ainda no mês de Agosto, abdicando assim das habituais férias privadas em família. Esta decisão foi tomada em conformidade pela família devido ao escândalo financeiro e amoroso que envolve o rei emérito e também por causa da pandemia da covid-19. Os reis de Espanha decidiram dar o exemplo, abdicar das férias privadas e manter-se junto dos súbditos.

Texto: Mafalda Mourão; Fotos: Reuters e Casa Real Espanhola

VEJA AINDA: Revelado o paradeiro mistério do rei emérito Juan Carlos

LEIA TAMBÉM: Neto preferido de Juan Carlos vive romance com concorrente do BB

Siga a Revista VIP no Instagram