Rainha emérita Sofia
Triste e isolada em Marivent, não sai de casa após fuga de Juan Carlos

Realeza

A rainha emérita Sofia vive momentos de angústia em Marivent depois de Juan Carlos ter anunciado que pretende deixar Espanha para se exilar.

Ter, 04/08/2020 - 14:48

A rainha emérita Sofia chegou a Marivent, Palma de Maiorca, na última quarta-feira e é a partir do destino de eleição das férias reais que tem observado todas as polémicas financeiras e amorosas que envolvem o marido, Juan Carlos.

Perante os escândalos, a avó paterna de Leonor e Sofia tem evitado sair da residência oficial de verão da família real espanhola, onde está companhia da filha, a princesa Elena, e da irmã, a princesa Irene, uma vez que não quer ser confrontada com o facto de o rei emérito ter comunicado ao filho a intenção de deixar Espanha nos próximos dias para se exilar, «perante as repercussões» que os escândalos estão a ter «na sua vida privada», tal como se pode ler no comunicado emitido pelo Palácio da Zarzuela.

A rainha emérita Sofia não tem feito os habituais programa de férias – ir às compras e aos mercados locais – uma vez que se sente profundamente triste com tudo o que está a acontecer no seio da Casa Real.

Fontes próximas da antiga monarca revelaram à Vanitatis que «a tristeza da rainha é comparável à que sentiu quando o seu irmão Constantino teve de se exilar» porque não era bem aceite pelo povo grego.

Segundo as mesmas fontes, dona Sofia não se sente triste por causa do marido, mas sim por causa do filho, o rei de Espanha, que está a tentar limpar a imagem da família real espanhola. As humilhações públicas à Casa Real estão a ganhar cada vez mais força a nível internacional e no seio familiar fala-se sobre a possibilidade de a rainha emérita avançar definitivamente como divórcio legal.

Felipe e Letizia junta-se à rainha emérita em Marivent

Estão [finalmente] revelados os planos para as férias de verão da Casa Real espanhola. Letizia, Felipe VI e as filhas Leonor e Sofia vão viajar até Palma de Maiorca no dia 7 ou 8 de agosto, onde vão passar as habituais férias em família, juntamente com a rainha emérita Sofia.

Apesar da pandemia da covid-19, os reis de Espanha não quiseram quebrar com o compromisso que têm com as ilhas Baleares há vários anos, mas desta vez os monarcas vão passear pelas diversas ilhas do grupo e vão contactar diretamente com os setores socio-económicos daquela região para perceber de que forma o novo coronavírus afetou a população local.

Tal como refere a Vanitatis, a receção tradicional aos reis de Espanha não será feita no Palácio da Almudaina, em Palma de Maiorca, mas será a família real a visitar as diferentes ilhas – Maiorca, Menorca, Ibiza e Formentera – com o intuito de evitar a deslocação dos populares e de promover o turismo.

Os reis Felipe VI e Letizia deverão regressar ao Palácio da Zarzuela, Madrid, no dia 17 de agosto, abdicando assim do período em que costumam passar férias privadas com as filhas.

Texto: Mafalda Mourão; Fotos: Reuters e Casa Real Espanhola

Siga a Revista VIP no Instagram