stress
5 alimentos a evitar em períodos de maior stress

Nacional

Não será o primeiro e seguramente não será o último a refugiar-se nos doces numa situação de grande stress. Mas sabia que está a aumentar ainda mais o problema?

Qua, 21/04/2021 - 07:30

Alimentos a evitar em alturas de stress

quase instintivo. Quando nos vemos em situações de maior stress acabamos por ficar mais próximos de cair na tentação. No caso, de comer alimentos que têm tudo para fazer mal ao nosso organismo. É mesmo caso para dizer: quem nunca devorou uma barra de chocolate em minutos que atire a primeira pedra. Esta queda para este tipo de alimentos, em situações de stress, é comprovada cientificamente. “Quando estão stressadas, as pessoas tendem a desejar alimentos que são ricos em açúcar, gordura e sal, porque estes aumentam diretamente os níveis de cortisol (a hormona do stress)”, explica Heather Bauer em declarações ao Huffington Post.

5 alimentos a evitar em períodos de maior stress

Acontece que, numa situação destas, a intenção passa (ou deveria passar) por acabar com o stress. No entanto, este tipo de alimentos têm o efeito contrário já que aumentam a dita hormona do stress. Quando mais stressados, devemos procurar por alimentos com pouco açúcar e baixo teor de estimulantes. Ficar stressado é algo que muitas das vezes é difícil de evitar, o Huffington Post fez uma lista com os alimentos a que deve “fugir” no caso de estar a passar por uma verdadeira crise de nervos.

Pastilhas elásticas – os produtos adoçados de forma artificial tendem a exacerbar problemas digestivos. Estes mesmos problemas podem levar à irritabilidade e, consequentemente, ao aumento do stress.

Batatas fritas – os altos níveis de gordura combinados ao hidrato de carbono até podem fornecer alguma energia momentaneamente, mas vão acabar por piorar a ansiedade. Isto sem falar dos problemas envolvendo hipertensão, obesidade e afins. 

Veja os restantes aqui. 

Fotos: D.R. 

Siga a Revista VIP no Instagram