Saúde
Descubra o lado positivo da preguiça

Nacional

Os participantes, que foram categorizados como motivados, apáticos e meio-termo, responderam a um questionário que avaliava como eles reagiam a uma tarefa que exigia esforço físico, mas que no final tinha sempre recompensas.

Sex, 18/06/2021 - 7:00

Já está cansado que lhe apontem a preguiça como um dos seus principais defeitos? Esses dias podem ter os dias contados. Isto porque tem agora um excelente motivo para desculpar a sua preguiça: faz bem à saúde. Se não acreditarem em si, diga que a ciência assim o diz e aproveite para mostrar este artigo para o comprovar. O cientista Masud Husain, da Universidade de Oxford, na Inglaterra, analisou as reações e o cérebro de pessoas preguiçosas e não preguiçosas.

Os participantes, que foram categorizados como motivados, apáticos e meio-termo, responderam a um questionário que avaliava como eles reagiam a uma tarefa que exigia esforço físico, mas que no final tinha sempre recompensas. “Variávamos a recompensa e o esforço exigido para consegui-la”, explicou o especialista em declarações à BBC. Sem grandes surpresas, os preguiçosos estavam menos propensos a esforçar-se mais, mesmo que por uma recompensa. No entanto, descobriu-se, através de tomografias, que o cérebro das pessoas apáticas tinha um nível de atividade maior durante as tomadas de decisão se comparado ao dos outros grupos. 

Leia mais aqui. 

Fotos: D.R. 

Siga a Revista VIP no Instagram