Florbela Queiroz
De luto: tia morreu de ataque cardíaco em plena pandemia da Covid-19

Nacional

Florbela Queiroz vive momentos de angústia depois de a tia, Manuela Madureira, ter morrido vítima de um «ataque cardíaco fulminante».

Qua, 06/05/2020 - 10:07

«Não estou bem.» A voz combalida com que Florbela Queiroz, de 77 anos, atende o telefonema da TV 7 Dias denota bem os dias de grande tristeza pelos quais está a passar. A tia, Manuela Madureira, de quem era muito próxima, morreu no passado domingo, a escassos meses de completar cem anos. Residente na Casa do Artista há três anos, a antiga cabeleireira foi vítima de um «ataque cardíaco fulminante», especifica a sobrinha.

«Tinha falado com ela há duas semanas, por telefone. Ela teve de ir ao hospital, porque teve uma dor no braço no quarto que partilhava com a [Maria] José Valério – elas eram muito amigas. A Casa do Artista chamou o 112 e ela foi ao hospital. Lá, fizeram-lhe o teste à COVID-19 mas ela não tinha nada. Estava impecável e voltou para a Casa do Artista», começa por explicar Florbela Queiroz à nossa revista.

De regresso à instituição, da qual era sócia desde a sua fundação, Manuela Madureira ficou isolada num quarto. «Eles lá são muito cuidadosos e puseram-na sozinha, mas ninguém a segurava, porque ela era uma pessoa muito ativa e era preciso andarem atrás dela para a conseguirem meter no quarto», recorda.

Findo esse período, a tia voltou a dormir na mesma divisão do que Maria José Valério. E o pior aconteceu. «Na sexta-feira, deu-lhe outra vez uma dor. Mas, desta vez, foi mais forte. Foi para o [Hospital de] Santa Maria e lá fizeram-lhe outra vez um teste à COVID-19. Deu sempre negativo. Teve um ataque cardíaco fulminante e foi aí que ela partiu. No domingo, Dia da Mãe», frisa a consagrada atriz.

Manuela Madureira «vai ser cremada por desejo próprio», às dez horas desta quarta-feira. Mas Florbela Queiroz não vai estar presente no último adeus à tia. Tudo porque a atriz foi parar a um hospital com uma «dor violenta».

Leia tudo aqui.

Texto: Dúlio Silva, Fotos: D.R. e Arquivo Impala

VEJA AINDA: Florbela Queiroz desolada com a pandemia da Covid-19: «Vou morrer sem voltar a trabalhar»

LEIA TAMBÉM: Florbela Queiroz: «Não há nada para ter uma razão de viver»

 

Leia a VIP sem sair de casa

Vivemos tempos de exceção, mas mesmo nestes dias em que se impõe o recolhimento e o distanciamento social, nós queremos estar consigo. Na impossibilidade de comprar a sua revista favorita nos locais habituais, pode recebê-la no conforto de sua casa, em formato digital, no seu telemóvel, tablet ou computador. . . .

Eis os passos a seguir:

 

1 – Aceda a www.lojadasrevistas.pt

2 – Escolha a sua revista

3 – Clique em COMPRAR ou ASSINAR

4 – Clique no ícone do carrinho de compras e depois em FINALIZAR COMPRA

5 – Introduza os seus dados e escolha o método de pagamento

6 – Pode pagar através de transferência bancária ou através de MB Way!

E está finalizado o processo! Continue connosco. Nós continuamos consigo.

 

 

Siga a Revista VIP no Instagram