Dia Internacional do Piquenique
7 petiscos perfeitos para fazer um piquenique saudável

Culinária

Esta quinta-feira 18 de junho, celebra-se o Dia Internacional do Piquenique e a VIP tem as sugestões perfeitas para uma refeição diferente e saudável.

Qui, 18/06/2020 - 8:00

Esta quinta-feira, 18 de junho, celebra-se o Dia Internacional do Piquenique e dadas as circunstâncias em que vivemos, devido à Covid-19, este pode ser o plano ideal para fazer em família num parque ao ar livre ou até mesmo perto da praia [mas sempre com distanciamento social].

Para que possa fazer um piquenique equilibrado que não comprometa a sua dieta, a nutricionista Sofia Oliveira Pinto conta à VIP quais os petiscos perfeitos para uma refeição saudável, deliciosa e diferente! Tome nota destes 7 petiscos de comer e chorar por mais!

Húmus

O húmus é uma pasta cremosa que consiste na combinação de grão-de-bico, pasta de sésamo, azeite, sumo de limão e outros condimentos para acertar o sabor [é só juntar tudo até que fique numa espécie de pasta/patê]. Pode fazer esta base super simples e juntar-lhe outros ingredientes, como pimento, abacate, abóbora ou até brócolos [pode ver a receita de húmus de brócolos aqui]. Pode usar esta pasta para “molhar” palitos de cenoura, pepito, pimento ou palitos de pão. Também pode barrar a pasta diretamente em tostas ou pão.

Patê de Atum

A nutricionista recomenda que faça um patê caseiro de atum. Em vez de utilizar maionese para fazer o patê, opte por iogurte ou queijo quark [magros e sem adição de açúcares] e acompanhe com palitos de cenoura ou outros legumes, pão ou sirva como recheio de ovos cozidos. 

Chips de Legumes

Em vez de fazer batatas fritas ou comprar batatas de pacote, opte por fazer chips de legumes ou hortícolas. Pode fazer de batata doce, abóbora, courgette, beterraba, cenoura ou nabo. Basta cortar em palitos ou rodelas, temperar com azeite e outros condimentos a gosto. Leve ao forno e deixe dourar até ficar crocante.

Mini-pizzas

Sim, pode comer pizzas num piquenique saudável… mas estas pizzas são especiais! Use legumes e hortícolas como base da pizza. Fatie uma courgette ou beringela, cubra com polpa de tomate, pimentos, cogumelos, azeitonas, queijo, orégãos e leve ao forno até dourar.

Espetadas de Queijo e Tomate

Escolha queijo light [pode ser flamengo, fresco ou mini mozzarellas], acrescente tomates cereja e fruta, como melão, meloa ou melancia.

Mini-quiches

Pode rechear as quiches com carne, peixe, tofu ou legumes. Substitua as natas por iogurte ou queijo quark [magros e sem adição de açúcares]. Dispense a massa folhada e use formas antiaderentes ou forradas de papel vegetal.

Mini-hambúrgueres

Pode fazer hambúrgueres de frango, peru, atum, bacalhau ou leguminosas conjugando com uma fonte de hidratos de carbono (batata, courgette aveia ou quinoa) e legumes.

Pode também comer os tão apreciados rissóis, croquetes e pastéis de bacalhau, mas opte por fazê-los no forno ou numa frigideira anti-aderente, sem óleo ou azeite para reduzir a gordura.

Texto: Mafalda Mourão; Foto: D.R.

 

Siga a Revista VIP no Instagram