Cuidados de beleza
A importância da esfoliação para cada tipo de pele

Saúde e Beleza

A pele merece cuidados especiais e a esfoliação é um deles. Fique a conhecer todos os benefícios e como a deve fazer de acordo com o seu tipo de pele.

Seg, 30/08/2021 - 16:40

A pele é o maior órgão do corpo humano e merece cuidados especiais. Todos os dias estamos expostos a agressões, como o uso de ar condicionado, luzes artificiais, raios solares, vento e poluição. É necessário ter cuidados extras para mantermos a pele com aspeto mais saudável.

A esfoliação é um tratamento facial ou corporal feito com uma mistura de substâncias granulares que se juntam ao creme ou óleo com o objetivo de limpar, renovar e hidratar a pele. Esta assegura a remoção da camada mais superficial da pele onde estão as células mortas deixando a pele com uma aparência mais suave e lisa, e com menos imperfeições.

A esfoliação prepara a pele para a receção de princípios ativos, através da aplicação de cosméticos (cremes, séruns, entre outros) e de tratamentos estéticos. 

É, no entanto, necessário conhecer qual o tipo da sua pele antes de esfoliá-la para aproveitar todos os benefícios que o procedimento pode oferecer.

• Peles normais e ressecadas podem fazer esfoliações uma vez por semana.

• Oleosas até duas vezes na semana.

• Sensíveis, no máximo, uma vez a cada 15 dias, mas áreas como cotovelos, pés e joelhos podem ser esfoliados semanalmente.

• As peles acneias não devem se submeter à esfoliação sem consultar um dermatologista.

Pode optar por uma das várias sugestões de esfoliantes na nossa galeria ou um esfoliante caseiro como por exemplo:

O esfoliante de banana é rico em vitaminas e minerais que deixam a pele firme.

Ingredientes: 3 bananas e 1 xícara de chá de açúcar mascavado. Misturar tudo e aplicar.

Texto da autoria de Teresa Celestino

Siga a Revista VIP no Instagram