Supermercados
As estratégias de marketing que nos fazem gastar mais dinheiro

Estilo de Vida

Os supermercados têm estratégias de marketing que nos levam a consumir mais e a levar para casa mais do que estávamos a contar.

Dom, 06/11/2022 - 15:00

Ir aos supermercados está a tornar-se um verdadeira dor de cabeça. Os preços dos produtos não param de subir e o orçamento familiar está a ficar cada vez mais reduzido para muitas famílias.

Os supermercados têm estratégias de marketing que nos podem levar a consumir mais e a levar para casa mais do que estávamos a contar inicialmente. O ideal é estarmos atentos às prateleiras, promoções, produtos de marca branca e fazermos uma lista do que precisamos para não nos desviarmos.

Estratégias dos supermercados que nos levam a gastar mais dinheiro

Frango e pão à entrada

Quem nunca entrou no supermercado e elogiou o cheirinho a pão acabado de fazer ou a frango assado que levante a mão? O frango assado ou pães acabados de sair do forno são alguns exemplos de produtos que costumam estar logo à entrada. E, são dos primeiros a cair no carrinho. Além disso abre-nos o apetite, o que nos fará gastar mais dinheiro. Recorde-se que está provado que não devemos ir ao supermercado de estômago vazio pois vamos querer comprar tudo e por isso gastamos mais do que queríamos.

Atenção aos produtos nas prateleiras

A distribuição dos produtos colocados nas prateleiras também não é ao acaso. Geralmente os produtos mais caros são colocados ao nível dos olhos, enquanto os artigos mais baratos ficam ou mais em baixo, ou mais em cima. É ainda comum colocar mais abaixo produtos como brinquedos, para atrair a atenção das crianças, que como sabemos são muito persuasivas.

Preços que terminam em 0,99€

Todos nós ou quase todos já sabemos que os preços terminados em 0,99 é um estratégia muito usada, mas a verdade é que ainda funciona. A explicação é simples, o nosso cérebro observa o primeiro número – a unidade de valor em euros -, portanto, um produto em que o preço é 9,99 euros é entendido como 9 euros e não como 10 euros.

Tamanho do carrinho

As estratégias do supermercado começam logo antes de entrarmos: O carrinho de compras. O tamanho do carrinho que levamos é uma forma de nos levar a consumir mais, é como quando queremos fazer dieta, se usarmos um prato maior mais comida colocamos. Aqui, enquanto houver espaço no carrinho, pode haver a tentação de continuar a colocar produtos. A esta hora poderá estar a pensar, então começo a levar o cesto. Certo, mas o tamanho do cesto também não é ao acaso. Como o cesto é fundo, deixamos de ver o fundo durante as compras, acabando por deixar de ver alguns produtos que já colocámos inicialmente no carrinho e perdemos a noção do que já lá está.

Produtos essenciais no final do supermercado

Já reparou que os bens essenciais estão sempre no fundo da superfície comercial. A carne, o peixe ou a água são colocados no final para que até lá chegarmos tenhamos de percorrer toda a loja. Desta forma, somos expostos a mais “tentações”.

Produtos em destaque

É comum os supermercados terem artigos em destaque logo na entrada, sejam com produtos do bebé, escola, da região, de Natal, Páscoa, férias de verão. Estes artigos causam o efeito surpresa e podem levar-nos a comprar.

Produtos combinados

Por exemplo, quando vamos buscar um frango assado, no expositor ao lado é comum vermos batatas fritas. São produtos que combinam na perfeição e que nos levam a comprar. O mesmo acontece no corredor da cerveja, por exemplo, há sempre um aperitivo a espreitar.

Janelas e relógios não existem

Os supermercados não têm nem janelas nem relógios. Esta é uma estratégia propositada, pois desta forma não damos pelo tempo passar nem damos conta do entardecer do dia. Sem noção do tempo passamos mais horas dentro do supermercado e há mais probabilidade de gastar mais.

Produtos de última hora

Pastilhas elásticas, chocolates, rebuçados… estão sempre junto às caixas. E enquanto estamos à espera para pagar acabamos por colocar mais “qualquer coisita” como se não “pesassem” na nossa conta final.

Texto: Ana Lúcia Sousa

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