Saúde
Infarmed manda retirar do mercado desodorizante da moda

Saúde e Beleza

O nuud é visto como o desodorizante da moda, mas após uma polémica em França, Infarmed proíbe venda do produto em Portugal.

Qua, 13/09/2023 - 19:30

A autoridade nacional do medicamento (Infarmed) mandou retirar do mercado e suspender aquele que é visto como o desodorizante da moda. E com o qual provavelmente já se terá cruzado nas redes sociais. Falamos da marca nuud e em causa estão casos de inflamação temporária das axilas, que foram reportados em França.

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De acordo com as informações reveladas pelo Infarmed, o fabricante do produto, em conjunto com a agência do medicamento francês, “decidiu proceder à recolha voluntária e temporária dos lotes que estão no mercado”. Algo que acontece na sequência da deteção de “alguns casos de aparecimento de inflamação axilar temporária”. O que pode estar diretamente relacionado como uso do desodorizante.

Infarmed desaconselha uso do nuud

É salientado que não foi “notificado qualquer caso semelhante em Portugal”. Ainda assim, “o Infarmed defende que a medida adotada em França “deve ser extensiva ao território nacional”. Assim, está determinado que o nuud “não pode ser comercializado” e que “as entidades que disponham deste produto não o devem disponibilizar”. É ainda deixada uma recomendação a quem já comprou o desodorizante: “Devem evitar o seu uso”.

Marca defende-se e fala em uso incorreto do desodorizante

A nuud já reagiu à polémica e deixou um comunicado nas redes sociais. “os ingredientes da nuud são dermatologicamente testados e seguros. A nossa prioridade é e sempre será a segurança do produto. Após o contacto inicial com as autoridades francesas, realizámos prontamente testes adicionais que mais uma vez atestaram isto”, pode ler-se. “Possíveis efeitos secundários ocorrem apenas em ocorrências extremamente raras, especialmente quando o produto é utilizado indevidamente. Lembramos que é essencial utilizar o nosso produto corretamente – moderadamente e não com muita frequência”, acrescenta a marca.

Texto: Bruno Seruca
Fotos: Shutterstock

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