Juan Carlos
Na mira da justiça, rei emérito refugia-se em paradeiro incerto

Realeza

Juan Carlos abandona Espanha no meio de um escândalo financeiro e amoroso. Na mira da justiça, refugia-se em paradeiro incerto

Ter, 04/08/2020 - 08:46

Juan Carlos está escondido em paradeiro incerto. Já esteve no nosso País, mas a passagem foi breve. O rei emérito espanhol passou pelo Porto, onde apanhou um avião para a República Dominicana. O jornal El Espanhol fala em paradeiro incerto e frisa que Juan Carlos «está onde não o encontrem». 

Juan Carlos abandona Espanha no meio de um escândalo financeiro que está a ser investigado pela Justiça (os crimes em causa são evasão fiscal e branqueamento de capitais) e mais um escândalo amoroso. Esta segunda-feira, dia 3 de agosto, comunicou oficialmente ao filho, o rei Felipe VI, que a mudança acontecia «perante as repercussões públicas que certos eventos passados» estão a ter na sua «vida privada.»

A notícia foi avançada pelo Palácio da Zarzuela, onde Juan Carlos viveu nos últimos 58 anos. Em comunicado, o rei emérito de Espanha informa o rei Felipe VI da intenção de «abandonar» o país que governou durante quase 40 anos.

Esta segunda-feira a imprensa portuguesa deu conta que estaria em Portugal. O site Cascais 24 garantia que Juan Carlos ia viver na Vila Giralda, a casa de verão da família dos Condes de Barcelona, que Juan Carlos conhece bem. É que o rei emérito espanhol cresceu no nosso País durante o exílio dos pais, na era do franquismo. 

Carlos Carreira, presidente da Câmara de Cascais, até disse publicamente que Juan Carlos era bem recebido em Portugal. «O rei emérito Juan Carlos é um cidadão de Cascais, que aqui viveu durante largos anos, que cá mantém muitos amigos e que, de alguma forma, é acarinhado ainda hoje em dia. Isso é verdade (…) Obviamente que o receberemos com toda a amizade», declarou o autarca, citado pelo Executive Digest. 

Contudo, esta manhã de terça-feira, a imprensa espanhola dá conta que Juan Carlos já viajou para República Dominicana.  De acordo com o ABC, Juan Carlos terá viajado, durante o fim de semana, para a Galiza. Depois, para o Porto, onde embarcou com destino ao aeroporto de Santo Domingo. Desconhece-se o paradeiro final.

Os milhões escondidos na Suíça

Juan Carlos está na mira da Justiça pelos milhões que tem escondidos em paraísos fiscais. A imprensa espanhola dá conta que o monarca terá recebido 100 milhões de dólares (cerca de 65 milhões de euros) da Arábia Saudita, em 2008. O dinheiro esse que terá sido depositado num banco suíço. Alegadamente, estes milhões foram pagos a Juan Carlos por este ter servido de intermediário na adjudicação a um consórcio de empresas espanholas às obras do comboio de alta velocidade entre as cidades sauditas de Medina e Meca. 


Os milhões que deu à amante Corinna

O pai de Felipe VI terá dado parte destes milhões que recebeu diretamente do monarca da Arábia Saudita à amante Corinna Larsen. A alemã já confirmou que recebeu 64,8 milhões de euros do marido da rainha emérita Sofia, dinheiro proveniente da referida conta obscura da suíça. Durante a investigação que ainda se encontra a decorrer, Corinna Larsen garantiu que o dinheiro que recebeu foi «um presente». 

Corinna, que viveu um romance com Juan Carlos durante dez anos, afirmou que o monarca lhe transferiu 64,8 milhões de euros para a sua conta «não para se livrar do dinheiro», mas «por gratidão e amor» e para «garantir o seu futuro» e o dos seus «filhos». 


Em março deste ano, Felipe VI abdicou da herança do pai, na sequência deste escândalo financeiro. 

O novo escândalo amoroso

O rei emérito está também a ser notícia por, alegadamente, ter uma nova amante. Antes de se mudar para Portugal, Juan Carlos já tinha abandonado o Palácio da Zarzuela, em Madrid, a residência oficial da família real espanhola. Viveu temporariamente na Cidade Real, em Toledo, na propriedade de um amigo, com “uma mulher casada, na casa dos 70 anos, com filhos e um neto”. A relação não será antiga, apesar de os dois se conhecerem há anos. 

Ao longo de 82 anos de vida, Juan Carlos foi associado a vários casos amorosos. A mulher, Sofia de Espanha, sempre fechou os olhos, mas há muito que o casamento é apenas de fachada
 


Texto: Ricardina Batista; Fotos: Reuters

Siga a Revista VIP no Instagram