Princesa Leonor
«Tenho quase 15 anos, sei bem o que se passa no nosso país»

Realeza

Apesar de estar nervosa, a princesa Leonor fez um discurso muito assertivo e consciente nos Prémios Princesa das Astúrias.

Sex, 16/10/2020 - 20:36

Nervosa, mas assertiva. Foi assim que a princesa Leonor se apresentou durante o discurso dos Prémios Princesa das Astúrias, que decorreu esta sexta-feira, 16 de outubro, em Oviedo.

A filha mais velha de Felipe VI e Letizia apareceu na cerimónia da qual é protagonista vestida como uma verdadeira rainha e no seu discurso fez questão de mostrar que está por dentro da díficil realidade que Espanha e o mundo enfrentam por causa da covid-19.

Depois de prestar «as mais sentidas condolências para todas as pessoas que morreram por causa da covid-19 e para as respetivas famílias», Leonor afirmou: «Tenho quase 15 anos, sei bem o que se passa no nosso país, bem como muitos outros meninos e meninas da minha idade. Depois de regressar ao colégio, a nossa classe mostrou-nos que temos de nos adaptar a estas novas circunstâncias, sempre com a esperança de que tudo melhore.»

«Se há algo que a minha irmã Sofia e eu aprendemos é o sentido de responsabilidade, que os nossos pais sempre nos ensinaram, e os jovens da nossa geração também estão conscientes dela. Um sentido de responsabilidade que passa por não nos esquecermos das pessoas que nos rodeiam, de quem gostamos e que gostam de nós. E também comprovámos a importância da solidariedade graças a pessoas que, tal como as premiadas, são exemplo de como enfrentar as dificuldades. Quando em momentos como este  tentamos ser responsáveis e solidários, asseguramos um futuro melhor. Por isso, os nossos prémios transmitem-nos esperança porque são um reconhecimento para aqueles que trabalham sem descanso para garantir o progresso e bem-estar de toda a sociedade. Muito obrigada», acrescentou.

Princesa Leonor recorda primeiro discurso nos Prémios Princesa das Astúrias

No mesmo discurso, a princesa Leonor fez questão de recordar a cerimónia Prémios das Astúrias 2019, aquela que foi a sua primeira e onde fez também o seu primeiro discurso num ato oficial.

«Já passou um ano desde que participei, pela primeira vez, nesta cerimónia e nunca vou esquecer esse 18 de outubro de 2019 pelo seu significado e por todo o carinho que recebi. Estou muito agradecida por isso. Também é muito emocionante para mim estar aqui de novo. É o 40º. aniversário da fundação e o meu compromisso com ela, com os premiados e com as Astúrias cresce firme e sólido. Um ano depois, tudo mudou muito. A nossa entrega de prémios não pode celebrar-se como sempre, como eu a vivenciei e como das tantas vezes que me contaram os meus pais. Gostaria de reconhecer o esforço de todos aqueles que fizeram com que fosse possível estarmos aqui. A minha admiração e respeito são também para os premiados, que honramos hoje. Temos muito a aprender convosco», disse.

No final do discurso, Leonor recebeu uma ovação e o pai, o rei Felipe VI, deu-lhe a mão, esboçando um sorriso que, apesar de escondido por detrás da máscara, foi percetível através das expressões faciais. Também Letizia e a infanta Sofia aplaudiram a futura rainha de Espanha, visivelmente orgulhosas.

Veja as imagens na nossa galeria

Texto: Mafalda Mourão; Fotos: Reuters e Casa Real Espanhola

Siga a Revista VIP no Instagram