Mafalda Pinto
“Mudei a minha vida toda” (entrevista completa)

Multimédia

A atriz falou à VIP sobre a mudança para o Brasil, o casamento e a filha

Dom, 11/10/2015 - 20:01

Há cerca de cinco anos, Mafalda Pinto – que agora adotou outro apelido do seu nome, Rodiles – mudou a vida e rumou até ao Brasil para estudar Representação e fazer alguns trabalhos. Porém, nada fazia prever o futuro que a esperava. A atriz, que os portugueses viram em Morangos com Açúcar e Mar de Paixão, conheceu Edgar Miranda, diretor de novelas, na TV Record e estabeleceu-se no Rio de Janeiro. A atriz e o marido têm uma filha, Mel, de quase dois anos. Realizada e feliz, Mafalda lançou agora um projeto na Internet para ajudar mulheres a fazerem dieta, sem perderem a alegria.

VIP – Lançou o blogue Seja Feliz Sem Dietas!, que tem como objetivo ajudar pessoas que querem atingir o peso ideal. É através deste formato que quer partilhar a sua história?

Mafalda Rodiles – O Seja Feliz Sem Dietas é um curso online em vídeo, para mães que querem parar de fazer dietas restritivas e que querem ser felizes com o seu corpo. Vou ensinar como comer sem se sentir culpado, comer coisas saudáveis e como tratar bem o corpo, sem precisar de fazer dieta. Depois de ser mãe, senti muita vontade de ter um projeto no qual pudesse trabalhar a partir de casa e ajudar outras pessoas. Quando a Mel tinha três meses, comecei a escrever umas ideias embrionárias na minha página do Facebook e agora saiu o projeto, em que partilho toda minha história e experiência.

Considera que pode servir de inspiração para as pessoas?

Sim, quero ajudar muitas mães. Quando temos uma imagem pública temos essa oportunidade de chegar a mais pessoas. O feedback que recebi tem sido incrível. 

Concretizou o grande sonho em ser atriz, mas passou por muito devido a este problema. Que conselhos deixa aos jovens que têm o mesmo objetivo e estão a passar por esta situação?

O meu grande sonho era ser atriz e consegui. Sou muito agradecida por isso. Não foi querer ser atriz que provocou o meu transtorno. Existem pessoas que podem dizer: “Precisas de emagrecer” e riem-se na nossa cara. Acredito que se tivesse escolhido outra profissão que lide com a imagem, teria tido o mesmo problema. É muito mais importante para a profissão ser boa atriz do que ser magra e bonita.

Como tem sido a experiência de ser mãe?

O tempo tem passado a voar. A Mel já corre, fala imenso, faz danças. Ser mãe é a melhor coisa do mundo. Nem adianta tentar explicar. Quem é, sabe como é, quem não é, precisa ser. É um desafio todos os dias e todos os dias ela me surpreende. Levo a Mel para todos os sítios comigo.

Era o que estava à espera?

Ser mãe foi mil vezes melhor do que estava a espera. O meu marido dizia: “Filho só traz coisas boas” e é totalmente verdade. Todos os dias aprendo alguma coisa com a minha filha.

Quais são os seus objetivos enquanto mãe?

Ser a melhor mãe que conseguir ser a cada dia. Ensinar tudo o que sei e aprender o que não sei. Acima de tudo criá-la sempre com todo o amor do mundo.

A Mel já conhece Portugal?

Já conhece. Estivemos em Portugal um mês em dezembro, quando gravei O Meu Passado me Condena 2. Ela tinha seis meses. Tento ir pelo menos uma vez por ano para matar saudades.

Gostava de ser mãe novamente?

Ainda não consigo pensar em dividir o meu tempo com a Mel e com outro irmão. Ela ainda é muito bebé, mas faz parte dos meus planos.

Está no Brasil há cerca de cinco anos. Como foi a adaptação?

Maravilhosa, amo morar no Rio de Janeiro. 

O que é foi mais difícil de superar?

As saudades.

Conheceu o Edgar e sentiu logo uma forte empatia com ele, diz até serem muito parecidos. Como é que vão contar a vossa história de amor à Mel?

Vamos dizer que nos conhecemos e eu tinha passagem marcada para fazer uma novela em Portugal, em outubro de 2012, mas tudo mudou e decidi ficar aqui, porque me apaixonei pelo pai dela. Mudei a minha vida toda, mas valeu a pena.

Gostava de voltar a trabalhar em Portugal, numa novela nacional ou em teatro?
Adorava e quero voltar a trabalhar em Portugal, só preciso de conciliar as agendas.

Veja aqui as fotos da bebé.

Texto: André Oliveira; Fotos: Impala e D.R. 

Siga a Revista VIP no Instagram