Isolamento social
5 dicas para lidar com os efeitos negativos

Nacional

Especialistas partilham cinco dicas para que lide com o tédio e ansiedade, dois dos efeitos negativos do isolamento social.

Ter, 24/03/2020 - 16:40

Vive-se, um pouco por todo o mundo, uma situação nova. Que passa pelos constantes apelos de isolamento social, para que as pessoas fiquem fechadas em casa o maior tempo possível. Algo que será fundamental para travar a propagação do coronavírus. Esta situação acaba por ser complicada de lidar para algumas pessoas, que não estão habituadas a estar tanto tempo em isolamento.

De acordo com Wimer Bottura, presidente da Associação Brasileira de Medicina Psicossomática, existem diversos aspetos negativos associados ao isolamento social. Como é o caso do tédio, ansiedade e incerteza. Sentimentos que se tornam mais intensos perante as constantes notícias, nem sempre verdadeiras, em relação à pandemia de coronavírus. “Essas informações vão alimentando um medo exagerado e as pessoas podem sair do eixo”, explica ao site brasileiro Delas. Acrescentando que este excesso de informação falso pode ter um efeito muito negativo em cada um.

Já Luiz Scocca, psiquiatra pelo Hospital das Clínicas da USP e membro da Associação Americana de Psiquiatria salienta que a ansiedade pode aumentar. “As pessoas ficam mais ansiosas e stressadas, o que leva à libertação de cortisol e diminui o sistema imunológico. De repente, uma pessoa que nem estava no grupo de risco [da Covid-19] passa a estar”, alerta. De forma a combater esta realidade, os especialistas avançam com cinco dicas para lidar com o isolamento social.

1. Dedicar algum tempo às notícias

Ambos defendem que o excesso de informação é prejudicial para a saúde. Como tal, dedique apenas algum tempo às notícias. É importante saber filtrar a informação falsa que chega, sobretudo, das redes sociais. Dê prioridade às fontes oficiais.
 
 
 
Fotos: D.R. 

Siga a Revista VIP no Instagram