iogurtes
Aprenda a escolher os mais saudáveis

Nacional

Serão os iogurtes magros mais saudáveis que os iogurtes normais? Saiba quais os cuidados que deve ter na hora de escolher um iogurte.

Qua, 30/10/2019 - 22:20

Os portugueses têm cada vez mais a preocupação de comer de forma saudável e equilibrada. Começam a surgir várias versões «magras» e «baixas em calorias» dos produtos alimentares e os iogurtes não são exceção. Serão os iogurtes magros mais saudáveis que os iogurtes normais? Claúdia Maranhoto, nutricionista da Clínica Mais Bem Estar Viseu, explicou ao site da VIP qual a forma correta de escolher os iogurtes que comemos.

O que é um iogurte?

Para podermos escolher um bom iogurte, é importante saber em que consiste. O iogurte é composto por leite [desnatado ou não] e fermentos lácteos, que usam o açúcar natural do leite e fermentam o mesmo tornando a textura espessa. «Também podemos encontrar iogurtes feitos a partir de bebida vegetal, por norma soja. Em qualquer dos casos, é importante ler a lista de ingredientes: é aqui que fica a saber se foram acrescentados mais ingredientes do que aqueles que constituem o iogurte básico», começa por explicar a nutricionista.

O iogurte mais saudável

«Quanto mais ingredientes tem a lista, mais nos afastamos daquilo que é a essência do iogurte e dos seus benefícios. Elementos como açúcar, xaropes, amidos, corantes, adoçantes artificiais fazem com que este alimento seja menos natural», continuou. Segundo a nutricionista, a melhor escolha é, sem dúvida, o iogurte natural sem açúcar adicionado, com o mínimo número de ingredientes. «Não adiante olhar a caixa de avaliação nutricional [calorias, açúcares, gorduras, etc.] se não souber o que foi adicionado», acrescentou.

Um iogurte magro também pode ser uma boa escolha, mas, por vezes, é difícil de comer «ao natural» por ser pouco doce e, por vezes, até um pouco ácido. A solução para os iogurtes naturais sem açúcar e para os iogurtes magros serem mais saborosos é adicionar em casa fruta, canela, sementes, granola ou stevia, que é um ótimo substituto do açúcar. 

O ideal é olhar sempre para a lista de ingredientes e escolher os iogurtes que mais se aproximem da verdadeira e simples constituição do mesmo. Se o sabor não for do seu agrado, tem sempre a opção de adicionar complementos saudáveis [baixos em açúcar].

Importante para os pais: Evitar adicionar pintarolas, chocolate e outros doces aos iogurtes das crianças. Opte por adicionar granola e ensine-os a gostar de alimentos saudáveis desde pequeninos. 

Texto: Redação WIN/Conteúdos Digitais; Foto: DR 

 

Siga a Revista VIP no Instagram