Grão-duques Do Luxemburgo
Uma história de amor com 35 anos

Multimédia

O Dia de São Valentim é especial para Henri e Maria Teresa

Dom, 14/02/2016 - 18:00

Os grão-duques do Luxemburgo comemoram este domingo, Dia de São Valentim, 35 anos de casados. Henrique e Maria Teresa, chefes da casa de Nassau, trocaram alianças a 14 de fevereiro de 1981 e a sua história parece um conto de fadas.

Henrique conheceu a mulher quando ambos estudavam Ciências Políticas na Universidade de Genebra. A empatia foi mútua e o amor foi um passo natural. Mas Henrique escondia um segredo. Nunca revelou à namorada a sua verdadeira identidade. Tinha outro nome e escondeu que era príncipe herdeiro do Luxemburgo.

Maria Teresa Mestre, filha de um rico banqueiro cubano exilado na Suíça, descobriu tudo de forma inesperada. Um dia, Henrique é chamado de urgência ao seu país. Apaixonada, Maria Teresa quis fazer uma surpresa ao namorado e foi despedir-se de Henrique ao aeroporto. Qual não foi o espanto quando viu que o namorado envergava um traje militar e recebia honras oficiais.

Não imaginando que viria a ficar noiva de Henri, Maria Teresa sentiu-se enganada e não perdoou o namorado. Henrique explicou-lhe que, se revelasse que era príncipe, nunca saberia se as pessoas se aproximavam dele por interesse ou por amor.

Acabou por compreender as razões do namorado e, em honra do amor, decidiram casar no simbólico Dia de São Valentim. Mas a noiva era plebeia e, como nunca tivera uma educação de princesa, a ideia não foi bem aceite na corte dos Nassau. Porém, Henrique manteve-se determinado e disse aos pais que só casaria por amor. E casaram mesmo, há precisamente 35 anos.

Desde o ano 2000, são soberanos do grão-ducado do Luxemburgo, depois de Jean do Luxemburgo ter abdicado. Maria Teresa tornou-se a primeira soberana latino-americana de um país europeu. Henrique e Maria Teresa têm cinco filhos, Guillaume (o herdeiro), Félix, Louis, Alexandra e Sebástian, e são avós de três netos, Gabriel, Noah e Amália.

Texto: MDA com RB e AM; Fotos: Casa Real do Luxemburgo e Reuters

Siga a Revista VIP no Instagram