António José Seguro
As férias antes das eleições primárias

Nacional

Em Porto Covo,
onde regressa
anualmente,
António José Seguro
carregou baterias junto
da família e do mar

Sex, 05/09/2014 - 00:00

Muitos escolhem o Algarve, mas António José Seguro prefere, todos os anos, no verão, a maior tranquilidade da costa vicentina para passar as férias que são já uma tradição familiar. O secretário-geral do Partido Socialista está em Porto Covo com a mulher, Margarida Maldonado Freitas, e os filhos, Maria Margarida, de 12 anos, e António, de sete.

No programa de férias estão essencialmente passeios à beira-mar, almoços em família e tardes de descontração. Há mais de vinte anos que Porto Covo é o destino para as férias de verão e foi lá que a VIP encontrou o adversário de António Costa. O líder partidário sempre disse que gostava particularmente desta localidade pelas praias, pela tranquilidade e pela qualidade do peixe e da gastronomia.

De facto, é entre Penamacor, a localidade de onde é originário, e Porto Covo que costuma passar as férias. No entanto, algumas rotinas tiveram de ser alteradas este ano. É que, habitualmente, as férias decorrem no mês de setembro, mas desta vez tiveram de ser antecipadas porque, no próximo dia 28, Seguro irá disputar com António Costa as primárias do Partido Socialista para definir quem será o candidato a primeiro-ministro nas eleições legislativas.

Por isso, enquanto os filhos ficam mais uns dias em família no local onde, todos os anos, reencontram os amigos de infância, é de prever que o secretário-geral regresse a Lisboa para preparar a reta final da campanha. Aliás, apesar de estar de férias, António José Seguro não está totalmente desligado da política. Durante este período, participou nas vindimas da exploração agrícola Vale da Rosa, em Ferreira do Alentejo, conhecida por produzir uvas sem grainha. “Dão trabalho a 700 pessoas, produzem, vendem e exportam para três continentes, a caminho do quarto. Parabéns pelo contributo que dão para o desenvolvimento do nosso país. É de investimento de qualidade que o nosso País precisa”, realçava na sua página oficial de Facebook, depois da visita.

Ainda na semana passada, visitou uma fábrica de transformação industrial de tomate, comentando depois, também naquela rede social, que “a indústria tem de ser o motor da nossa economia”. Mas quando regressa para junto da família, a VIP sabe que o automóvel fica quase sempre estacionado, que Seguro prefere deslocar-se a pé, que dedica diariamente algum tempo para brincar com os filhos e que desliga o telemóvel algumas horas por dia para conseguir relaxar.

Mas quem é Seguro?
António José Seguro nasceu em Penamacor, no distrito de Castelo Branco, e veio para Lisboa quando entrou na faculdade para estudar Gestão de Empresas. Haveria de concluir, mais tarde, o curso de Relações Internacionais, já depois de se iniciar na política. Deputado desde 1991, foi secretário de Estado da Juventude, secretário de Estado-adjunto do primeiro-ministro e ministro-adjunto de António Guterres. Quando casou com Margarida Maldonado Freitas, diretora técnica da farmácia que herdou da família e ex-dirigente na Associação Nacional de Farmácias, juntou-se à mulher nas Caldas da Rainha. É aí que vive ainda hoje, apesar de passar grande parte da semana em Lisboa, principalmente desde que foi eleito secretário-geral do PS, em 2011, contra Francisco Assis. Prepara-se agora para um novo desafio, cujo primeiro round é já no próximo dia 28 de setembro.

Texto:Elizabete Agostinho; Fotos: Impala

Siga a Revista VIP no Instagram