Coronavírus: onda de solidariedade em Portugal
Jovens vão às compras pelos idosos, um grupo de risco

Nacional

Coronavírus: Em Portugal há vizinhos jovens que estão a disponibilizar-se para ajudar os idosos para que estes não saiam de casa

Sáb, 14/03/2020 - 11:20

Em Portugal há vizinhos jovens que estão a disponibilizar-se para ajudar os idosos para que estes não saiam de casa e, assim, fiquem protegidos da pandemia do coronavírus. Numa onda de solidariedade, várias pessoas estão a oferecer-se para realizarem tarefas aos mais velhos, nomeadamente irem às compras ao supermercado ou à farmácia.

O humorista Luís Filipe Borges aplaudiu a atitude de uma vizinha, chamada Inês, que deixou um recado a disponibilizar-se para ajudar quem mais precisa. «Para a Inês, e todas e todos como ela, os beijos e abraços que precisamos agora de guardar», escreveu, partilhando o gesto altruísta da vizinha. 

No papel deixado no prédio, esta jovem escreveu: «Tendo em conta a situação complicada que todos vivemos, aos vizinhos que, pela idade, ou complicações de saúde, estejam neste momento com receio de se deslocarem à rua, disponibilizo-me para ajudar com coisas simples como ir ao supermercado ou à farmácia, ou outra necessidade que consideram mesmo importante. Ninguém é uma ilha». 

Os idosos pertencem ao grupo de risco, ficando frágeis em caso de contaminação por covid-19. 

Em Itália, país europeu mais afetado pelo coronavírus, também há uma corrente de solidariedade semelhante. 

 

Leia também: Cristina Ferreira assustada com o coronavírus: «É para ter medo e agir» 

Texto: Ricardina Batista; Fotos: DR 

Siga a Revista VIP no Instagram