É considerada em muitos textos da especialidade como a fruta mais nutritiva de todas. É também chamada a fruta alfabeto, porque apenas um abacate fornece vitaminas A, C, E, K e B6. O abacate é excelente, saudável e até pode ajudar a controlar o peso.
Uma das razões por que o abacate é bom para a nossa linha é porque apenas meia fruta contém 3,4 gramas de fibra, tanto solúvel como insolúvel, o que equivale a 54% da dose diária recomendada. Estes dois tipos de fibra são importantes para manter um bom sistema digestivo, além de que a fibra solúvel atrasa a decomposição dos hidratos de carbono, fazendo com que nos sintamos saciados durante mais tempo, ou seja, temos menos fome.
O abacate tem muitos carotenoides e é uma excelente fonte de luteína, precisamente um carotenoide que funciona como antioxidante e ajuda a proteger a saúde dos olhos. Além deste, também contém zeaxantina, alfa-caroteno, betacaroteno e tocoferol, ou seja, vitamina E. Mas atenção a quem tem problemas de rins, porque o abacate é muito rico em potássio: um abacate contém 975 mg de potássio.
O abacate não só é cheio de carotenoides, os tais antioxidantes, como ajuda o organismo a absorver mais carotenoides presentes noutros alimentos. Vamos mais longe, porque o abacate é rico em gordura monoinsaturada, que além de ser benéfica para o sistema cardiovascular, ajuda a absorver os carotenoides presentes em outras frutas e vegetais. Por isso, é uma boa ideia misturar abacate nas saladas verdes, como a simples salada de alface.
Outro óleo que o abacate contém é o ácido oleico, um tipo de gordura que ativa a secção do nosso cérebro que nos dá a sensação de saciedade, outro motivo para nos ajudar a controlar o peso.
O abacate ajuda a estabilizar os níveis de açúcar no sangue, porque o seu teor de gordura monoinsaturada abranda a velocidade da digestão, o que faz evitar o pico glicémico que acontece depois da refeição. Na verdade, uma alimentação que contenha boas quantidades de gorduras saudáveis, mono e polinsaturadas, pode até ajudar a reverter a resistência à insulina, o que provoca níveis de açúcar no sangue mais equilibrados.
Até para as mães e os bebés o abacate é bom. Apenas uma chávena de abacate fornece quase um quarto da dose diária recomendada de folato, uma vitamina que diminui o risco de defeitos de nascimento e é mais vulgarmente conhecida por ácido fólico. Portanto, o abacate ajuda a proteger o bebé, mas também a mãe, porque um consumo elevado de folato está associado com a diminuição do risco de sofrer ataques cardíacos e doenças do coração. E além de todos estes benefícios, o abacate vai mais longe e pode ajudar a diminuir os níveis de colesterol, mais uma vez contribuindo para a saúde cardiovascular. Tudo devido ao seu teor de gordura insaturada, como o ácido oleico, que diminui os teores de LDL, o mau colesterol, e aumenta o HDL, o bom colesterol.
Para melhorar ainda mais, o abacate pode ser usado de muitas maneiras, para fazer o famoso guacamole, para fazer gelados, batidos, molhos, saladas e até para comer apenas com uma colher de açúcar e sumo de limão… mas se quer uma sobremesa simples e deliciosa, em vez do limão junte um pequeno cálice de vinho do Porto ou Madeira.
Quer uma dica simples, saudável e saborosa? Ponha abacate esmagado nas sandes, em vez de maionese, ou num pão, em vez de manteiga. Para evitar que o abacate que sobra não escureça, pulverize com óleo alimentar ou com sumo de limão e embrulhe em película.
Texto: Humberto Barbosa; Foto: Shutterstock
Siga a Revista VIP no Instagram
TOP VIP
-
1Nacional
Teresa Guilherme e Inês Aires Pereira
Lançam farpas aos Globos de Ouro e garantem: “Está tudo feito”
-
2Realeza
Kate Middleton
O verdadeiro motivo (e insólito) para ter dado o nome George ao filho
-
3Nacional
Simão Sabrosa
Toda a verdade sobre o processo em tribunal dos filhos: “Houve uma tentativa…”
-
4Realeza
Kate Middleton
A tática bastante elogiada de educar os filhos: “É uma mãe muito…”