Angelina Jolie
Entre o Equador e Sarajevo

Multimédia

Atriz estreou-se como Enviada Especial da ONU e foi premida pelo seu trabalho na Bósnia

Seg, 23/04/2012 - 23:00

Angelina Jolie partiu para o Equador na sua primeira missão como representante oficial de António Guterres, diretor da ONU para os Refugiados. A atriz recebeu a nomeação para Enviada Especial do Alto Comissariado da ONU a 17 de abril mas, até à data, a mulher de Brad Pitt havia trabalhado com a organização como Embaixadora da Boa Vontade.

Angelina Jolie esteve no Equador, na região de Sucumbios, onde conheceu os problemas dos refugiados colombianos. Em Quino, a Enviada Especial da ONU para Refugiados reuniu-se com o ministro dos Negócios Estrangeiros, Ricardo Patiño, para falar sobre a situação dos colombianos deslocados e para pôr em prática o projeto “Thanks Ecuador”, um projeto que visa melhorar as condições de vida destas pessoas. A norte-americana já havia estado no Equador, a trabalhar em prol dos refugiados em 2002 e 2010.

Depois de se ter estreado como realizadora com o filme “Na Terra de Sangue e Mel”, um filme que procura preservar a verdade sobre os acontecimentos relacionados com a guerra na Bósnia, Angelina Jolie foi nomeada cidadã de honra de Sarajevo. O prémio é atribuído a cidadãos estrangeiros que contribuam para a promoção da humanidade, da democracia e da tolerância. A nomeação foi aprovada por unanimidade pelo conselho regional da cidade e no dia 3 de maio, numa cerimónia solene, o prémio que oficializa a distinção será atribuído à atriz.

Texto: Carla Silva Duarte; Fotos: Reuters

Siga a Revista VIP no Instagram