Mathilde Stilwell
“É uma paixão que só nos últimos anos concretizei”

Famosos

Mathilde revelou à VIP que deixou a carreira de cavaleira para se dedicar à representação

Sex, 02/11/2012 - 0:00

 Por paixão à representação Mathilde Stilwell, de 31 anos, deixou para trás a carreira de cavaleira profissional, onde ganhou vários prémios, e está decidida em apostar tudo no percurso de atriz.

VIP – Estudou Arquitetura, é atriz, modelo, cavaleira profissional e relações-públicas. Com qual das áreas mais se identifica?
Mathilde Stilwell – Sem dúvida ser atriz…

Consegue conjugar todas elas?
Poderia conjugar algumas e já o fiz, mas rapidamente percebi que, para se ser bom nalguma coisa, temos de nos concentrar numa só.

Qual é a que verdadeiramente a apaixona?
A representação. Descobri depois de muitos anos que ser atriz é o que me faz feliz.

Com que idade começou a trabalhar como manequim?
Comecei aos 17 anos, o que não é cedo. Tinha ido a uma Festa da Central Models com as minhas primas que já lá estavam agenciadas e pediram­-me para passar na agência dias mais tarde.

E como chegou a cavaleira profissional?
Desde que me lembro que monto a cavalo. Quando comecei a entrar em provas e comecei a ganhar, queria sempre mais. Tive muita ajuda ao longo do tempo em especial do meu pai, o grande incentivador e organizador de todo o meu percurso. Foi planeando os concursos a que deveria ir e, consoante eu ia ganhando, ele ia testando os meus limites. Lembro-me quando era mais nova via provas e dizia ao meu pai que jamais saltaria aquilo… anos mais tarde lá estava eu a saltar os tais impossíveis saltos. Acho que nunca pensei muito onde poderia chegar, simplesmente fui avançando e aperfeiçoando as minhas técnicas.

Foram precisos muitos sacrifícios?
Não vou dizer que não porque seria mentira. Fiz muitos sacrifícios e trabalhei muito, mas em qualquer desporto ou profissão sem trabalho não teremos resultados positivos. Nos últimos três anos deixei os cavalos para me dedicar à representação, mas quando estava em competições é um trabalho a tempo inteiro como outro qualquer, são precisas várias horas.

O que sentia quando representava Portugal em competições internacionais?
É sempre um orgulho representar o nosso país e mostrar que somos capazes de fazer tão bem ou melhor que os outros.

Nasceu em Inglaterra. Tem muito da cultura britânica em si?
Tenho um carinho muito especial. Toda a família do meu pai é inglesa, por isso as tradições são, como é natural, genuinamente inglesas. Considero os ingleses um povo fantástico porque nas áreas que a mim me interessam tais como o teatro, cinema e também no desporto, são uma inspiração e um exemplo a seguir.

A representação é a paixão mais recente. Não é uma paixão recente, mas é uma paixão que só nos últimos anos concretizei. Estou agora em ensaios para uma peça que estreia em dezembro.
Teve uma participação em Corrupção… Gostou da dinâmica do cinema?
Sim e adorei a dinâmica do cinema, espero poder em breve trabalhar noutro projeto.

E teatro, também já experimentou?..
Sim e adoro. Aliás é o que tenho feito nestes últimos tempos. Gostava, no entanto, experimentar televisão, mesmo sabendo que esta não será a melhor altura.

Tem hobbies?
Tenho. Neste momento montar a cavalo passou a ser um deles e o meu novo hobby, ski aquático, que tenho feito na Quinta Grande, sítio onde treina a nossa campeã europeia sub-17 Marta Simões.
Disse numa entrevista que gostava de ser mãe antes dos 30. É um sonho por realizar…
Acho que ser mãe é importante para qualquer mulher. Talvez um dia quem sabe, ou talvez não, não me aflige a ideia de não ser mãe.

Esteve casada um ano e pouco, depois teve um namorado… E agora?
E agora estou bem.

Sente saudades do estado de encantamento?
Adoro estar apaixonada e hei de ser sempre uma apaixonada pelas coisas que faço.

Que projetos e sonhos, gostava de realizar?
Passam obviamente pelo trabalho em teatro, mas não só. Espero ainda este ano conseguir trabalhar em televisão. Tenho uma grande vontade de mostrar a qualidade do meu trabalho.

Texto: Carla Simone Costa; Fotos: Paulo Lopes; Produção: Romão Correia; Maquilhagem e cabelos: Vanda Pimentel com produtos Maybelline e L’Oreal Professionnel

Siga a Revista VIP no Instagram