Os grandes jantares, o consumo de doces e a pouca atividade física são a principal causa dos problemas de controlo de peso na época natalícia.

 

Além de ter em conta a alimentação, deve apostar no exercício físico, dada a grande importância que assume quando o objetivo é manter um peso e estilo de vida saudáveis.

 

Assim, enquanto responsável do Departamento de Atividade Física da PronoKal Group, partilho alguns truques que a ajudarão a fazer do exercício o seu aliado para um Natal em forma:

 

Treine pela manhã: desta forma evitará que os planos do resto do dia, a impeçam de cumprir o seu plano de treinos. Se deixar para o fim do dia, é provável que cancele a sua sessão devido a outras tarefas pendentes. Além disso, o exercício matinal vai enchê-la de vitalidade para enfrentar o dia-a-dia.

 

Planeie práticas desportivas com a família: para desfrutar do seu tempo de lazer com quem mais gosta, pode organizar atividades desportivas, tais como um jogo de ténis, sessões de patinagem ou um passeio de grupo.

 

Aprenda uma dança: a dança tem imensos benefícios para a perda de calorias e tonificação. Compense as calorias ingeridas: se não quer ir ao ginásio diariamente tente compensar as calorias consumidas de outra forma, como por exemplo, através de caminhadas.

 

Faça exercícios em casa: pode fazer alguns exercícios em casa ou fazer um treino completo sem frequentar o ginásio. Para que possa começar já, indico estes três exercícios de tonificação simples:

 

      1. Agachamentos Realize o gesto de sentar numa cadeira, inclinando o corpo ligeiramente para a frente, tal como na foto. Faça 3 series de 10 repetições, descansando 1 minuto entre cada serie. Este exercício proporciona um aumento da força das pernas, que ajudará a reduzir dores nos joelhos em pessoas sedentários.

      2. Lunges Estando de pé, dá um passo em frente e depois baixa o outro joelho até ao chão. Volta à posição inicial. Realiza 3 series de 10 repetições com cada perna, descansando 1 minuto entre cada serie. Desta forma é favorecida a mobilidade das ancas, ajudando em atividades diárias como caminhar ou subir escadas.

      3. Elevação da pélvis Deite-se de costas com as pernas fletidas. Levante os quadris (anca) e mantenha-a elevada por alguns segundos até voltar à posição inicial. Faça também 3 series de 10 repetições com descanso de 1 minuto entre cada série. Este exercício fortalece os glúteos tonificando essa zona muscularmente flácida e ajudando também a reduzir as dores lombares, uma vez que se trabalham também os eretores da espinha.

 

Veja como fazer percorrendo a galeria!

 

Texto: Felipe Isidro, responsável pelo Departamento de Atividade Física da PronoKal Group