Vivienne Westwood
Lendária designer morreu aos 81 anos

Internacional

A icónica estilista britânica Vivienne Westwood morreu aos 81 anos, nesta quinta-feira, dia 29, em Londres, rodeada da família.

Sex, 30/12/2022 - 10:55

Se já se cruzou com algum vestido que tem um corpete na parte superior, as chances de a peça ter sido feita por Vivienne Westwood (ou inspirada na criadora) são muito grandes. Vivienne Isabel Swire, nasceu a 08 de abril de 1941, em Inglaterra, e morreu nesta quinta-feira, dia 29, com 81 anos.

Vivienne destacou-se na moda pelo seu estilo de punk –  não é por outro motivo que a sua alcunha é “rainha da moda punk” -, provocador e rebelde. Desde a década de 1970 que criou um nome para si própria, especialmente porque o mundo do design de moda era destinado a homens na época. Mas não era só nas suas peças que a designer sobressaía. Em 1992, Vivienne visitou o Palácio de Buckingham para a rainha Isabel II lhe oferecer o título da Ordem do Império Britânico e, à porta do palácio, decidiu mostrar aos fotógrafos que foi para o evento…. Sem cuecas.

As homenagens à designer rapidamente surgiram, e até Michelle Donelan, secretária do Estado para a Cultura do Reino Unido, usou o seu Twitter para deixar uma mensagem sobre Vivienne. “Um dia triste, Vivienne Westwood foi e continuará a ser uma figura imponente na moda britânica. O seu estilo punk reescreveu o livro de regras na década de 1970 e foi amplamente admirado por ela ter permanecido fiel aos seus próprios valores ao longo de sua vida.”

Além de ser um grande nome do design mundial, Vivienne começou a defender causas ativistas nos últimos anos. Lutou contra a detenção arbitrária, as armas nucleares e apoiou diversas causas ambientais e até grupos, como o Greenpeace. Além disso, foi também uma grande defensora do fundador da WikiLeaks, Julian Assange. A designer protestou em seu nome, e até desenhou o vestido da sua mulher para o casamento que tiveram na prisão de Belmarsh, no início deste ano.

Vivienne deixa assim um legado por conseguir ser ela própria na moda, incorporando o punk, a ousadia, e o clássico.

Fotos: Redes Sociais

Siga a Revista VIP no Instagram