VIP Gourmet

Algas, cogumelos e bowls vão despertar o seu paladar em 2019

A VIP Gourmet já está nas bancas! Está na altura de saber o que vai ser trendy comer!

Publicacao: VIP Gourmet
Edição Número: 9
Data de Publicação: 14-12-2018

Com o novo ano a aproximar-se chegam novos desafios, mas também novas tendências (previstas pela Whole Foods) e o mundo da alimentação não é exceção. Depois das modas dos sumos detox, para 2019, algumas tendências de alimentos, dietas e formas de preparação prometem conquistar muitas cozinhas e paladares. Está na altura de saber o que vai ser trendy comer!

#bowls
Ou tigelas – pela sua versatilidade gastronómica e praticidade na hora de comer, tornam qualquer prato perfeito para o estilo “grab and go” do dia a dia. Com porções generosas, as tigelas de frutas, smoothies, saladas e refeições quentes estarão muito mais em alta em 2019.

#sem carne
Seguindo a tendência de um futuro sem carne, muitos restaurantes estão a trocar as proteínas animais por legumes ou carnes veganas que têm o mesmo gosto da original. Esta tendência promete seduzir tanto vegetarianos, quanto carnívoros, já que os vegetais são preparados como se fossem pedaços de carne: grelhados, defumados, tostados e marinados até adquirirem o sabor do churrasco.

#adeus plástico
A preocupação em ser sustentável e utilizar menos plástico no dia a dia também se reflete na gastronomia. Em 2019 esta consciência ecológica vai provocar mudanças nas embalagens dos restaurantes. A abolição das palhinhas de  plástico já é uma realidade e cada vez mais os espaços deverão procurar alternativas mais amigas do ambiente.

#cogumelos
Influenciado pela tendência de carnes alternativas, o cogumelo vai aparecer como um dos ingredientes de destaque do ano de 2019. Tanto vegetarianos como carnívoros não resistirão ao portobello, shitake ou champignon…

#trocas saudáveis
Ser saudável não é só viver de saladas. As trocas saudáveis são uma forte tendência para a gastronomia. A pizza com massa de couve-flor, o esparguete de curgete, o arroz de brócolos e os chips de batata doce são exemplos de como é possível tornar a refeição em algo mais saudável, apenas trocando um dos ingredientes.

#alga nori
Este tipo de ingrediente marinho promete aparecer mais nos menus dos restaurantes e são o novo petisco de 2019. Vai começar a ver nas prateleiras manteiga de algas, snacks feitos com algas e até com sementes de flores de lótus. As algas marinhas deixam de ser coadjuvantes para se tornar a estrela do prato.

#hot pot
Esta panela típica da culinária de Sichuan, no oeste da China, utiliza água a ferver para cozinhar folhas, carnes, peixes e legumes. Como acontece no fondue, a panela é servida sobre um rechaud aceso e acompanhada por alimentos crus, para se colocar o que se quiser para cozinhar.

#probióticos
O kombucha, a bebida probiótica, fermentada por leveduras e bactérias, já é famosa entre quem segue uma vida mais saudável. Para 2019, este e outros alimentos desta categoria prometem ficar ainda mais em evidência. Os benefícios para a saúde são muitos: o fortalecimento do sistema imunológico e da flora intestinal.

#delivery 
Em vez de ficar no conforto do lar, os verdadeiros foodies vão preferir sair para almoçar ou jantar foraa, em busca de uma experiência gastronómica completa. Para garantir uma experiência inesquecível, os restaurantes devem apostar em abordagens diferentes e ideias criativas.
 
Virgínia Esteves, diretora executiva  

Especiais

ver todos

Sonhar com uma casa na praia

edição 12

ler artigo

VIP Anuário

Os 10 alimentos que combatem os sinais da idade

edição 11

ler artigo

VIP Beleza

VIP Gourmet 13

edição 13

ler artigo

VIP Gourmet

Valorize o conforto e o bem-estar

edição 70

ler artigo

VIP Interiores

Um amor maior e a história de Romeu e Julieta

edição 30

ler artigo

VIP Joias

Um amor para a vida toda!

edição 19

ler artigo

VIP Noivas