Fernando Santos
A VIP dá-lhe a conhecer melhor o novo selecionador nacional de futebol

Nacional

Fernando Santos é o primeiro técnico português a treinar Benfica,
Porto, Sporting e também a Seleção Nacional de futebol

Qua, 01/10/2014 - 00:00

Fernando Santos é o novo selecionador nacional. Aos 59 anos, o treinador, e também engenheiro, torna-se o primeiro português a treinar Benfica, Porto, Sporting e, agora, a seleção das “quinas”.

A VIP dá-lhe a conhecer melhor o homem que nasceu na Maternidade Alfredo da Costa no dia 10 de outubro de 1954, que gosta de pescar com os amigos no Alentejo e que passou os últimos sete anos a trabalhar na Grécia.

Formado em Engenharia, Fernando Santos foi também jogador profissional de futebol, tendo tido uma carreira mais discreta do que a de treinador. Nos relvados, destaca-se a sua passagem pelo Benfica, o clube do seu coração, e pelo Estoril, onde também se evidenciou como técnico. Antes de abraçar a carreira de treinador, trabalhou no Hotel Palácio, no Estoril, e também como despachante oficial, tendo o hábito de participar nos torneios de futebol de salão com colegas.

Reconhecido com uma pessoa divertida e bem-disposta, Fernando Santos não dispensa um bom jogo de cartas, de preferência de sueca. Homem de fé, o treinador não escondeu o orgulho na apresentação enquanto selecionador, salientando que o seu pai – falecido em 1997 – estaria aos pulos de alegria por este momento tão desejado.

Longe dos relvados, Fernando Santos mantém uma vida pacata ao lado de Guilhermina, a sua mulher. O casal tem dois filhos: Cátia, uma das mais jovens juízas portuguesas, e Pedro, o filho mais novo, atualmente radicado no Brasil, onde trabalha.

Texto: Bruno Seruca; Fotos: Reuters e Impala

Siga a Revista VIP no Instagram