Viagem
À descoberta de Zagreb, a vibrante e histórica capital da Croácia

Viagens

Deixe-se encantar por Zagreb, a vibrante e histórica capital da Croácia

Dom, 24/07/2022 - 17:00

Zagreb, capital da Croácia, nunca foi um grande destino turístico, mas o panorama tem mudado nos últimos anos. Em 2018 recebeu cerca de 20 milhões de visitantes. A cidade não tem grande dimensão e nela vivem 800 mil habitantes, sendo possível visitar as suas principais atrações em dois ou três dias.

Destaca-se pelos muitos prédios históricos, igrejas, monumentos e ruelas para explorar cada recanto. E nas últimas décadas, ganhou uma grande vibração, com o crescimento do número de restaurantes, cafés com esplanadas e bares. Zagreb tem ainda uma gastronomia deliciosa e se for apreciador de doces, vai adorar experimentar algumas das especialidades. Saiba o que não pode perder neste fabuloso destino que está cada vez mais na moda.

A igreja com telhado colorido e dois museus imperdíveis

É no centro histórico que se encontram muitas das principais atrações. O ideal é ir fazendo o percurso a pé. Pode começar pela Igreja de São Marcos, que está localizada numa colina. Edificada no século XIII, destaca-se pelo telhado original, muito colorido, com o brasão medieval da Croácia e o símbolo de Zagreb. Ali bem perto fica um museu que tem o curioso nome de Museu dos Relacionamentos Terminados.

Exibe muitos objetos que fizeram parte da história de relacionamentos românticos que não resultaram, tendo alguns deles terminado de forma dramática. O espólio provém um pouco de todo o mundo e há objetos que foram relevantes para a rotina dos casais e presentes oferecidos no Dia dos Namorados ou outras datas especiais. Logo à entrada deste museu, existem três livros com histórias que o escritor francês Marcel Proust lia para a ex-mulher quando viajavam para Portugal, o país preferido de ambos. Outro museu muito interessante é o Museu Arqueológico de Zagreb, dividido em cinco temáticas: Pré-História, Antiguidade, Egito Antigo, Idade Média e Moedas e Metais.

 

Continue a ler este artigo aqui 

Siga a Revista VIP no Instagram