Judite Sousa
A verdade sobre a morte do filho

Famosos

Investigação concluiu, tal como a VIP avançou em primeira mão, que foi a queda que vitimou, aos 29 anos, André Sousa Bessa

Qui, 12/02/2015 - 0:00

O processo 1018/14.9TASTB, entregue na 2.ª Secção do Ministério Público de Setúbal, não deixa dúvidas: a investigação determina que a morte de André Sousa Bessa, filho de Judite Sousa, ocorreu devido “à queda do muro da piscina para a pequena falésia, acabando por sofrer danos ao nível da coluna e do crânio, estando alguns minutos mergulhado num pequeno riacho. Foi socorrido rapidamente, mas acabou por falecer por morte cerebral”. O processo, concluído pela Polícia Judiciária de Setúbal, e enviado para o Ministério Público para elaboração de despacho de arquivamento, relata que o jovem, de 29 anos, apoiou-se nos cotovelos, desequilibrou-se quando estava perto de piscina, caiu de costas para a cascata e sofreu uma fratura do tronco cerebral depois de bater com a cabeça numa pedra. Os inspetores fizeram a reconstituição do acidente ocorrido a 28 de junho de 2014, numa vivenda conhecida como Quinta de S. Simão, Picheleiros, em Azeitão, e excluíram ainda a hipótese de André Sousa Bessa estar sob o efeito de álcool ou drogas. Também a hipótese de que a ingestão de água durante vários minutos terá implicado a paragem cardiorrespiratória não se confirmou. 
 
Este relatório final revela assim que a versão apresentada pela VIP logo nessa semana estava correta. O diretor nacional adjunto da PJ, Pedro do Carmo, explicou logo que “dos vários cenários já avaliados, não existe qualquer indício de crime. Estaremos na presença de um acidente, mas todos os cenários permanecem em aberto. A hipótese de homicídio é que está já posta de parte. Esta era uma situação académica, que teve de ser verificada, mas não se confirmou”. 
 
Recorde-se que a morte de André Sousa Bessa ocorreu devido a uma lesão cerebral. Terá saído do local ainda com vida, tendo feito a primeira paragem no Hospital de Setúbal, seguindo depois para Almada. O pai, Pedro Bessa, produtor da RTP Porto, estava nessa noite, e por mero acaso, a fazer filmagens em Lisboa. Assim que recebeu o telefonema de um amigo a dar conta do acidente, partiu de imediato para Setúbal. Ainda acompanhou os relatórios médicos e seguiu o filho até ao hospital de Almada. 
Já Judite Sousa estava na festa de aniversário de Rui Dias, amigo de longa data, no restaurante Paladar da Guia, em Cascais. A VIP sabe que Judite Sousa confidenciou na altura que enquanto não saísse este relatório do Ministério Público, não teria sossego. “Sei que vão dizer que foi acidente, mas para uma mãe…”, referiu a jornalista da TVI. Até ao fecho desta edição não foi possível obter um 
comentário da mãe de André Sousa Bessa.
 
Vida refeita… aos poucos
 
Após a morte do filho, Judite Sousa tem tentado seguir com a sua vida e, apesar de ter sido visível como esta tragédia a abateu, tem demonstrado ser uma lutadora. Também como a VIP noticiou em primeira mão, com as primeiras declarações – exclusivas – da jornalista após a fatídica noite, Judite Sousa regressou ao trabalho em agosto, dois meses depois do acidente, para fazer uma entrevista a Cristiano Ronaldo. Nela eram bem visíveis os nervos e o estado de espírito de Judite Sousa, mas, na verdade, não mais parou. Aliás, acabou mesmo por perpetuar a memória do filho num livro e criar uma bolsa de estudo para ajudar alunos carenciados que queiram fazer o mestrado de Finanças, precisamente o que André Sousa Bessa frequentou. Em parceria com a Universidade Nova de Lisboa, o valor da bolsa vai ser equivalente ao total de propinas do mestrado, que consta no ranking do Financial Times como um dos 20 melhores mestrados mundiais e que custa mais de 8500 euros por três semestres.  
 
Texto: Humberto Simões, Fotos: Impala 

Siga a Revista VIP no Instagram