Verão
Apanhou um escaldão? E agora?

Saúde e Beleza

O verão é perfeito para tardes na praia, pool partys, sunsets com os amigos ou aqueles churrascos em família, mas também é apetecível ao escaldão. Quer saber como se livrar dele?

Sex, 28/07/2017 - 12:57

É mais do que óbvio que os escaldões não acontecem propositadamente, as atividades da estação fazem-nos perder a noção do tempo e quando damos conta, em vez de um bronze dourado ficámos da cor de uma lagosta. E isto é só o início, porque são precisas várias horas até conseguirmos ver a verdadeira extensão do problema, já para não falar do desconforto e das dores insuportáveis.

Se por acaso abusou do sol, o seu corpo vai precisar de quatro ou cinco dias para recuperar do escaldão, por isso, tome nota dos cuidados que deve ter para minimizar os sintomas.

Saia imediatamente do Sol e arrefeça 

Se está perto de uma piscina, de um lago ou do mar, a primeira coisa a fazer é mergulhar, mas não por muito tempo, o suficiente para arrefecer a zona afetada. De seguida, procure tapar-se e sair do sol. Ao chegar a casa prepare compressas frias - pode usar gelo de modo a ter água gelada para molhar as compressas, mas nunca aplique o gelo diretamente na pele - ou tome um banho gelado, mas não use sabão áspero porque este pode irritar ainda mais a pele.

Aplique cremes refrescantes ou hidratantes

O objetivo dos produtos refrescantes é precisamente acalmar a dor e remover o calor do interior da pele, por isso, quando comprar um after-sun tenha atenção e compre um que tenha propriedades refrescantes. Se por caso ficar escaldado e não tiver um produto destes à mão, hidrate a pele com cremes à base de aloé-vera. 

Segundo a Skin Cancer Foundation, não é possível evitar os danos causados pelo escaldão, mas pode evitá-los. Quer saber como? Através da hidratação. Uma das soluções é colocar cremes à base de hidrocortisona - ótimos para o tratamento de irritações, inflamações ou alergias de pele -, que podem ser adquiridos em qualquer farmácia e ajudam a aliviar a pele. Mas atenção. Não caia no erro de achar que várias camadas vão sarar a pele mais depressa, pelo contrário, camadas excessivas de hidratante podem aprisionar o calor dentro da pele. 

E se por um segundo pensar em arrancar a pele a escamar ou em rebentar bolhas do escaldão - nós sabemos que dá vontade - contenha-se, porque só está a agravar o problema!

Beba muita água

Quando apanhamos um escaldão os fluidos são atraídos para essa zona, e o resto do corpo fica esquecido. Por isso, é imperativo que se mantenha hidratado e beber muita água, de preferência gelada, é a solução perfeita. O corpo dá-lhe sinais quando está a ficar desideratado. Sabe quais? Tenha atenção à boca seca, tonturas, sede, dores de cabeça e à sonolência porque estes são os principais alarmes de que está a ficar desidratado e, sabemos que não vai querer ficar doente durante as férias.

Medique o Corpo 

Como é óbvio as queimaduras solares não afetam só a superfície da pele, elas também criam uma inflamação no corpo e é isso que se torna doloroso. Tome um anti-inflamatório, como o Ibuprofeno ou uma aspirina, para ajudar a diminuir o vermelhão, o inchaço, o desconforto e a cima de tudo as dores. O Dr. Brackeen, da Skin Cancer Foundation, recomenda que o faça durante 48 horas.

Esqueça as roupas justas

Nos dias que se seguem ao escaldão preocupe-se em dar conforto à sua pele, esqueça as roupas justas e opte por peças largas e frescas. Já sabemos que o corpo demora em média quatro a cinco dias a recuperar de um escaldão e não há nada que se possa fazer para acelerar o processo, por isso, o melhor mesmo é deixar a pele respirar naturalmente sem que faça fricção nas roupas. 

Agora que já sabe como tratar um escaldão, tenha atenção da próxima vez que estiver ao sol. Não se preocupe tanto com o fator de proteção que está a utilizar, mas com a quantidade de vezes que o aplica ao longo da exposição solar, se o faz em boas quantidades e principalmente de abrange todas as áreas do corpo. Não se esqueça que assim que um escaldão aparece, não há qualquer protector que o salve. E não vai querer repetir todo este processo outra vez, pois não?

Veja a nossa galeria e saiba que produtos pode comprar para aliviar estas queimaduras.

Siga a Revista VIP no Instagram