Vai casar-se em breve?
Dicas para se tornar no noivo perfeito

Nacional

Neste artigo, as atenções voltam-se para o noivo, que também tem direito a uma lista com dicas, apesar de todo o look ser bem mais simples do que o da noiva.

Ter, 23/04/2019 - 18:20

A época propícia aos casamentos está cada vez mais próxima, ou seja, o verão. No entanto, todas as alturas são perfeitas para se dar o nó com a pessoa que mais amamos. 

Neste artigo, as atenções voltam-se para o noivo, que também tem direito a uma lista com dicas, apesar de todo o look ser bem mais simples do que o da noiva.

Pele perfeita não é apenas «coisa» de mulher  

Comece por pensar na sua pele. Certamente não quer aparecer nas fotografias com borbulhas, pele irritada ou oleosa. Se não se quiser chatear muito com o assunto, preocupe-se essencialmente em hidratar a pele, de preferência com alguns dias de antencedência, antes do dia do enlace e faça uma limpeza de pele, também com a devida antecedência.

Caso contrário, procure um especialista e saiba o que ele tem para lhe dizer. Não se esqueça que a noiva irá estar perfeita.

Fique em «forma» para o grande dia

Se ainda faltam alguns meses para o grande dia, porque não inscrever-se (ou intensificar os exercícios) no ginásio? Não pode haver melhor motivação do que esta: estar mais elegante no seu casamento e acredite, a sua cara metade vai gostar. Atenção às medidas do fato, podem ser precisos arranjos de última hora. Mas já lá vamos. 

Cabelo, barba e bigode 

Cabelo, barba e bigode: três aspetos muito importantes para o noivo. Este acontecimento, por mais descontraído que possa ser (se for na praia, por exemplo) requer sempre algum cuidado. O típico penteado da «risca ao lado» é sempre bem-vindo, e existem várias maneiras de o fazer: ou mais «lambido» ou mais relaxado. Tudo depende da quantidade de gel ou cera colocados. 

Mas antes de passar ao penteado, convém cuidar de velhos «inimigos», como a caspa, queda de cabelo, ou semelhantes, para estar com um cabelo bem tratado no grande dia. 

A barba deverá estar igualmente hidratada. Existem cada vez mais ofertas de cremes que o ajudam a ter a barba perfeita.

Cuidado com a delineação que faz na barba. O melhor será procurar um barbeiro, uma vez que esta deverá ser moldada de acordo com o seu tipo de rosto e vulgarmente se cometem vários erros neste campo. O mesmo acontece com o limite da barba no pescoço. Deverá ter como ponto de referência a maçã-de-adão. Depois, por exemplo, deve inclinar um lápis e cortar o que fica na parte de baixo. Ficará com um risco perfeito. 

Uma grande aliada neste campo será a sua noiva. Pergunte-lhe como é que ela gostaria de o ver no matrimónio.

Equacione uma ida ao dentista

Nos preparativos do casamento considere também uma ida ao dentista. Nada de sorrisos amarelos no altar! E quem diz sorrisos amarelos diz também mau hálito, que muitas vezes é provocado por problemas dentários. 

Fato do noivo: um gesto de amor

Mais do que uma questão de vaidade, a escolha do fato do noivo é um gesto de amor. Ou já se esqueceu de todos os preparativos da noiva, para estar linda para si? Faça o mesmo. Nada de escolher um fato «só porque sim». Informe-se sobre o que está na moda, consulte websites e folheie revistas específicas. Claro que um fato feito à medida terá um preço diferente de um fato exposto numa loja, mas até esse lhe pode assentar que nem uma luva. Esqueça a ideia de comprar um fato largo, só para «estar mais à vontade». Um fato de homem quer-se cintado e justo ao seu corpo. É isso que lhe traz todo o charme e glamour necessários. Preto e azul são as cores mais comuns, mas não tenha medo de arriscar, essencialmente no colete, se é isso que o seu coração lhe manda. Afinal de contas, trata-se de um dos dias mais importantes da sua vida. 

Há quem use laços ou gravatões cheios de pregas e pérolas. O ideal será usar uma gravata fininha e simples. O laço faz parte da indumentária dos empregados de mesa e da maioria dos seus convidados.

Com o fato escolhido, chega a vez de escolher os sapatos. Por se tratar de um dia tão especial, os sapatos devem ser clássicos. Mas um toque de rebeldia nunca fez mal a ninguém. Por isso, escolha algo com um padrão ou pormenores modernos.

As meias também podem ter um padrão arrojado. Tudo depende do conjunto. Caso contrário, deve optar por umas meias pretas e finas. 

Flor na lapela ou lenço?

Com uma flor na lapela do blazer ou com lenço no bolso, o que importa é que esteja elegante. A flor mais tradicional é o cravo, mas também pode ser usada uma pequena rosa, orquídea, entre outras. A cor pode estar relacionada com a decoração da festa, com o bouquet da noiva ou de acordo com algum significado especial para o noivo. 

Já em relação ao lenço, este pode ter o mesmo padrão do colete, caso opte por algo mais arrojado, ou então opte pelo tradicional, mas sem ficar muito saído para fora do bolso. 

Evite usar flor de lapela junto ao lenço. O ideal é optar por um ou por outro, para que o visual não fique muito carregado. Caso não queira usar flor, pode optar por penas de aves ou broches temáticos.

Acessórios?

O grande destaque no dia do seu casamento vai para a aliança que vai começar a usar no dedo anelar da mão esquerda. Por isso, não use mais nenhum anel. Pulseiras também não acrescentam nada ao seu visual, a não ser algo que de facto tenha muito significado para si. Já em relação ao relógio, este pode ser usado, mas convém ser bastante clássico, formal e, se possível, da cor do fato. Ou então, por que não usar um relógio de bolso? Seria a cereja no topo do bolo.    

- 7 passos para ser uma noiva perfeita

Texto: Ivan Silva; Fotos: DR 

 

  

Siga a Revista VIP no Instagram