TVI
Estúdio de Informação do canal vai ter nova imagem em setembro!

Nacional

O principal estúdio de Informação da TVI está a ser objeto de uma profunda remodelação há cerca de um mês. A nova imagem deverá ser lançada no início de setembro.

Sáb, 08/08/2020 - 21:00

«Setembro é amanhã», diz Cristina Ferreira para promover o mês em que assume oficialmente funções como Diretora de Entretenimento e Ficção da TVI. Mas não é só nesta área que se preparam mudanças. Também na Informação, que passará a ser liderada por Anselmo Crespo a partir do primeiro dia do mesmo mês, se estão a alinhavar alterações profundas. Nomeadamente a nível visual.

Segundo a TV 7 Dias conseguiu apurar junto de uma fonte próxima do canal, «há cerca de um mês que o piso onde funciona o principal estúdio de Informação está em obras» para uma «renovação total» de cenários para os noticiários da TVI e TVI24. «Desde então, todos os programas que eram feitos a partir de lá, quer no canal generalista quer no informativo, estão a ser feitos num outro estúdio, com um cenário chroma key», no qual são projetados imagens do cenário original, gerando aos espectadores a ilusão de que os jornalistas continuam a dar as notícias no estúdio de sempre.

Com isto, acrescenta outra fonte, «a redação da Informação passou a funcionar por completo no primeiro piso». E assim continuará a ser nas próximas semanas, já que o estúdio que está a ser construído só deverá estar concluído em meados de setembro. «Nos corredores, fala-se que a TVI gostaria de o estrear no dia 1, mas não é certo», salvaguarda a mesma interlocutora, que acrescenta: «Será um estúdio com múltiplas valências e devidamente tecnológico. O anterior, que tinha apenas três anos e meio, também o era, mas a verdade é que nunca foi convenientemente aproveitado.»

Projeto tem dedo de Sérgio Figueiredo

De notar que o arranque desta reformulação cénica e gráfica da Informação da TVI foi dado na altura em que Sérgio Figueiredo ainda era o Diretor de Informação do canal. A sua saída foi comunicada a 10 de julho e, poucos dias depois, a estação confirmou aquilo que a TV 7 Dias avançara em primeira mão: Anselmo Crespo era o nome escolhido para assumir esta pasta.

O até então subdiretor da TSF rapidamente formou uma equipa. Tem como adjunta Lurdes Baeta, jornalista da TVI praticamente desde a fundação do canal, e como subdiretores Joaquim Sousa Martins (também ele prata da casa), Pedro Benevides (ex-Observador) e Pedro Mourinho (ex-SIC).

Até ao dia 1 de setembro, é Pedro Pinto quem assume interinamente a Direção de Informação da TVI. E, ao contrário de Cristina Ferreira, que tem tido várias reuniões no canal apesar de, oficialmente, ainda não ter iniciado funções, «nenhum dos novos reforços da estação tem sido visto na redação», diz uma fonte.

Texto: Dúlio Silva; Fotografias: Arquivo Impala e reprodução redes sociais

Siga a Revista VIP no Instagram