TVI
Canal e ex-diretor condenados a pagar quase 70 mil euros à IURD

Nacional

O tribunal condenou a TVI e Sérgio Figueiredo, Diretor de informação do canal entre 2015 e 2020, a pagar perto de 70 mil euros à Igreja Universal do Reino de Deus (IURD).

Qui, 21/07/2022 - 22:45

A TVI e Sérgio Figueiredo foram condenados a pagar 68.468,45 euros à Igreja Universal do Reino de Deus (IURD). A condenação foi dada pelo Tribunal Judicial da Comarca de Lisboa Oeste e o processo refere-se à série de reportagens O Segredo dos Deuses, emitida em 2017 no Jornal das 8.

A indemnização divide-se em duas partes: 50 mil euros “por danos não patrimoniais” e 18.468,45 “por danos patrimoniais”, enumera Expresso. Em causa, avança o mesmo semanário, está o facto de a TVI e Sérgio Figueiredo se terem recusado a transmitir, na antena do canal, nove direitos de resposta da IURD quando aqueles programas foram para o ar.

A ERC (Entidade Reguladora para Comunicação Social) tinha libertado a TVI da emissão dos direitos de resposta, mas o Tribunal Administrativo do Círculo de Lisboa contrariou a decisão. O canal colocou-os em antena em julho de 2020.

Alexandra Borges encabeçou uma equipa que produziu a reportagem “O Segredo dos Deuses”, que expunha uma alegada rede internacional de adoções ilegais levadas a cabo, num lar ilegal da IURD, por bispos e pastores, o que levou a Igreja a reagir e a apresentar queixa contra Alexandra Borges, “alegando a prática de denúncia caluniosa”, como pode ler-se no despacho que a NOVA GENTE consultou.

A jornalista ganhou o processo que tinha em tribunal. A NOVA GENTE teve acesso ao documento em que foi proferido o despacho de arquivamento e a jornalista não foi considerada culpada do crime de denúncia caluniosa, de que a instituição a acusava.

Sérgio Figueiredo deixou a estação de Queluz de Baixo em julho de 2020. Alexandra Borges saiu da TVI em novembro do mesmo ano.

Texto: Ana Filipe Silveira; Fotos: DR

Siga a Revista VIP no Instagram