Receita
Tronco branco de Natal

Culinária

Qua, 03/12/2014 - 00:00

Ingredientes:

Massa: 7 ovos, 200 g de açúcar, 1 dl de leite, 0,5 dl de amêndoa amarga, 100 g de farinha, manteiga para untar, açúcar para polvilhar 

Recheio: 230 g de açúcar, 8 gemas 

Cobertura: 300 g de chocolate branco, 1,5 dl de natas 

 

Modo de preparação: 

 

1 Ligue o forno a 180º C. Unte um tabuleiro com manteiga e forre com papel vegetal, também untado. Bata as gemas com o açúcar, até esbranquiçar e ficar fofo. Junte o leite e a amêndoa. Adicione a farinha peneirada aos poucos e envolva delicadamente. Bata as claras em castelo e envolva delicadamente no preparado anterior. Verta para o tabuleiro e leve a meio do forno durante dez minutos. 

 

2 Recheio: Coloque o açúcar num tacho e cubra com água. Leve ao lume até obter ponto-pérola: Quando se verte um pouco de calda de açúcar de uma colher, forma-se um fio resistente, cuja extremidade é semelhante a uma pérola. Retire do calor e deixe amornar. Entretanto, bata as gemas com um garfo e misture o açúcar, sem parar de mexer. Leve de novo a lume brando, mexendo sempre, até obter uma consistência cremosa. 

 

3 Retire a massa do forno e deixe arrefecer um pouco. Vire-a sobre um pano polvilhado com açúcar, retire o papel vegetal e barre com o doce de ovos. Enrole a massa com o auxílio do pano. Reserve no frio, até ficar bem fresco. 

 

4 Cobertura: Derreta o chocolate em banho-maria, juntamente com as natas. Disponha a torta num prato, corte uma fatia grossa e cole de lado no tronco com o creme. Cubra o tronco com o restante creme, decore a gosto e sirva.

Siga a Revista VIP no Instagram