A Teia: Diogo Morgado é um dos protagonistas
Ator revela: «A personagem é muito física, tive aulas de boxe»

Nacional

Diogo Morgado tem um papel central na nova aposta da TVI: A Teia. Simão Rosa Neto é o nome da personagem interpretada pelo ator

Sex, 09/11/2018 - 21:00

«Este não é um protagonista normal». É com esta afirmação ousada que Diogo Morgado apresenta o seu Simão Rosa Neto, a personagem central de A Teia.

«É um tipo normalíssimo que se vê envolvido numa situação em que tenta sobreviver e que tem uma malapata com o pai. Começa num confronto geracional, há ali uma coisa grave que aconteceu para trás», conta Diogo Morgado durante a apresentação da nova novela/série da TVI.

Aos 37 anos, o ator regressa à ficção da TVI, um ano depois de Ouro Verde. Um retorno que não estava nos planos de Diogo Morgado mas que a originalidade de A Teia fez reconsiderar.

«É uma novela mas é completamente diferente. A forma como é apresentada, parece quase cinematográfica mas também no argumento. É uma coisa mais rasgada, menos polida. Isto é complementar. Por isso é que não vai para o horário nobre», explica o português que vestiu a pele de Jesus Cristo no filme norte-americano A Bíblia.

Simão é um homem «sofrido» que vai «sobreviver». Entre a Escócia e Lisboa vão acontecer inúmeras peripécias que vão colocar o protagonista à prova.

A preparação para a personagem 

Diogo Morgado revela que fez uma preparação física específica para a novela da TVI. «A personagem é muito física, não no facto de ele fazer lutas ilegais para sobreviver mas por ele ser muito físico. O corpo está muito presente. Ele não é um tipo muito eloquente e isso foi uma coisa que me agradou muito», conta o ator. «Ele age e depois é que pensa. É trôpego na fala e achei que, a nível físico, teria de preencher e mudar um bocadinho».

O facto de estar, em simultâneo, a fazer o musical Grease ajudou a preparar-se fisicamente para interpretar Simão. «Tive aulas de boxe, de combate», conta ainda o ator. Conjugar o musical e as gravações da novela A Teia tem obrigado o ator a uma gestão eficiente do tempo. «Vitaminas, água (risos)! Cafeína ajuda! Saio de lá às 00h30, chego a casa às duas e, de manhã, cá estamos!», conta Diogo Morgado.

«Tem muito mais a ver com o mistério e com a sobrevivência», revela Diogo Morgado, explicando que a sua personagem vai em busca da verdade. «Espero que, através dele, as pessoas tenham essa coisa de procurar a verdade».

Em A Teia, Diogo Morgado vai fazer par romântico com Mafalda Marafusta. Uma parceria muito elogiada pelo ator. «Já conhecia a Mafalda do Ouro Verde e está ser muito fixe trabalhar com ela. Já conhecia a ética profissional dela e está muito motivada, como eu. O meu maior problema é quando as pessoas que estão a meu lado não têm motivação», explica Diogo Morgado.

O próximo ano de Diogo Morgado será passado fora do país. «Se não me meter em mais nenhum projeto bom em Portugal, tenho três projetos lá fora».

«Não consigo parar de sugar os episódios!»

Mafalda Marafusta é Lara Seixas em A Teia, uma personagem «de extremos». «É uma pessoa mais ponderada, mais calma», explica a atriz. Marafusta, de 27 anos, diz que criou «uma boa química» com o seu par romântico, Diogo Morgado. «Às vezes é difícil manter a concentração porque nos damos mesmo muito bem mas o que eu vejo, no final, funciona mesmo bem».

A atriz revela que se sente «apadrinhada» por Diogo Morgado, que já conta com uma carreira internacional.

«Estou a aprender muito com ele. Ele é uma pessoa muito generosa, partilha esse conhecimento, não se fecha», explica a Lara Seixas da novela que vai substituir Jogo Duplo.

Uma história densa, cheia de subtilezas, é assim que Mafalda Marafusta define A Teia. «Muitas vezes nem temos a certeza se a história é mesmo assim porque nos tiram o tapete. Acho que o público vai adorar. Eu não consigo parar de sugar os episódios», conta a atriz.

A Teia marca a estreia do guionista André Ramalho na ficção televisiva. A TVI ainda não revelou a data da estreia.

VEJA AINDA: Mafalda Marafusta comenta paixão secreta com o ator Carloto Cotta

Texto: Ana Lúcia Sousa e Joana Rebelo com Raquel Costa. Fotos: Paula Alveno

Siga a Revista VIP no Instagram