Tarte gelada de lima
Sobremesa fresca

Culinária

Basta seguir a receita e conseguirá fazer esta deliciosa tarte.

Qua, 29/05/2019 - 12:30

Tarte gelada de lima

12 porções
Tempo de preparação: 1 h 30 min.
Grau de dificuldade: Fácil
Frigorifico: 3 dias
Congelar: 30 dias


Ingredientes: 
MASSA:
150 g de açúcar
200 g de manteiga à temperatura ambiente
1 ovo
300 g de farinha
2 c. (de sopa) de cacau
manteiga e farinha q.b.
RECHEIO: 
3 folhas de gelatina incolor
400 ml de natas
150 ml de leite condensado
3 limas
DECORAÇÃO: 
2 limas

Preparação:
1- Unte uma tarteira com manteiga e polvilhe-a com farinha. Ligue o forno a 180º C. Bata bem o açúcar com a manteiga e adicione o ovo, a farinha e o cacau. Depois de bem amassado, deixe repousar, por dez minutos no frigorífico. 
2- Estenda a massa sobre uma superfície de trabalho polvilhada com farinha e forre o fundo e as paredes da tarteira, com a mesma. Acerte as extremidades, forre o interior com uma folha de alumínio e preencha com leguminosas secas. Leve a meio do forno e deixe cozer, por 15 minutos. Retire do forno e deixe arrefecer completamente. Depois de fria, elimine as leguminosas e a folha de alumínio; reserve. 
3- Prepare agora o recheio: Coloque as folhas de gelatina de molho em água fria. Bata as natas e envolva-lhes o leite condensado. Retire três colheres, de sopa, deste preparado e junte-lhes as folhas de gelatina escorridas. Leve ao lume, em banho-maria, ou uns segundos no micro-ondas, até derreterem. 
4- Junte ao restante preparado, envolvendo delicadamente. Depois, envolva o sumo e a raspa das limas. Verta para a tarteira e leve ao congelador, até ficar bem firme. Desenforme cuidadosamente e sirva a tarte bem fresca com rodelas de lima. 

Dica: Para desenformar a tarte na perfeição, faça-o com a tarte congelada e reserve-a um pouco no frigorífico antes de servir. 


OUTRA IDEIA:

Com a massa da tarte, prepare umas bolachas crocantes de chocolate: Estenda a massa, corte-a em quadrados e coloque-os sobre um tabuleiro untado com manteiga e forrado com papel vegetal, também untado e polvilhado com farinha. Polvilhe com açúcar e leve a meio do forno, a 190º C, durante, aproximadamente, 12 minutos.

 

Siga a Revista VIP no Instagram