Michael Phelps
Suspenso, falha Mundiais de 2015

Internacional

Federação americana castigou-o por ter sido apanhado a conduzir embriagado

Ter, 07/10/2014 - 00:00

Depois de ter sido apanhado em excesso de velocidade e se ter constatado que estava sob o efeito de álcool, o nadador olímpico norte-americano viu agora aplicada a sanção da federação de natação dos EUA: seis meses de suspensão.

O castigo inibe o nadador de participar nos Campeonatos Mundiais de Natação do próximo ano, que se disputarão na Rússia, em agosto.

No final do mês passado, Phelps foi apanhado por um radar policial numa estrada do estado do Maryland, a uma velocidade de 135 km/h, numa zona em que o máximo permitido era de 72 km/h. Mandado parar, constatou-se que apresentava uma taxa de alcoolémia duas vezes superior ao limite legal.

No comunicado agora divulgado, a federação nunca se refere ao incidente, mas justifica a decisão com uma "violação do código de conduta".

Esta é a segunda vez que Phelps se vê envolvido num incidente semelhante e o atleta já afirmou publicamente que vai procurar tratamento.

Michael Phelps encontra-se retirado da competição desde os Jogos Olímpicos de Londres, em 2012, e tinha regressado à competição no passado mês de abril. Aos 29 anos, detém o recorde de 22 medalhas olímpicas, 18 das quais de ouro.

Texto: LP; Fotos: Reuters

Siga a Revista VIP no Instagram