Luís Figo
Surpreende mergulhando no Tejo

Famosos

Mais de 200 mil pessoas estiveram na Doca de Pedrouços para a despedida dos barcos da Volvo Ocean Race, prova que pode voltar a Lisboa em 2014

Qui, 21/06/2012 - 23:00

 É uma das mais importantes competições de vela em todo o mundo, mas nunca tinha passado pela cidade que há mais de cinco séculos atrás deu “novos mundos ao Mundo”. Lisboa recebeu a Volvo Ocean Race de braços abertos e à partida da capital portuguesa rumo a Lorient, em França, onde terminará a penúltima etapa da prova, ficou uma ideia: os velhos lobos do mar querem voltar. Mesmo sem certezas quanto a um regresso – há mais de 30 cidades em todo o Mundo a querer fazer parte da regata – a capital portuguesa engalanou-se durante a estadia no Tejo das seis embarcações que compõem a prova e na despedida, domingo, 10 de junho, mais de 200 mil pessoas juntaram-se na doca de Pedrouços para desejar boa viagem aos aventureiros.

A aventura da Volvo Ocean Race, que, recorde-se, começou em novembro em Alicante (Espanha) e antes de Lisboa passara pela Cidade do Cabo (África do Sul), Abu Dhabi (Emirados Árabes Unidos), Sanya (China), Auckland (Nova Zelândia), Itajaí (Brasil) e Miami (Florida, Estados Unidos) não entusiasmou apenas o muito povo anónimo que ao longo quase duas semanas quis ver de perto os enormes veleiros transatlânticos. Muitas foram também as figuras públicas que não resistiram a espreitar barcos tão emblemáticos como o francês Groupama (que lidera a prova) ou o mítico polvo que decorava a vela do veleiro patrocinado pela Puma. Luís Figo, conhecido mais pelas suas habilidades com uma bola de futebol do que com um leme, foi um dos que quis assistir mais de perto à prova que decorreu no estuário do Tejo.

A bordo do Abu Dhabi Ocean Racing comandado pelo skipper britânico Ian Walker (vencedor de duas medalhas de ouros nos Jogos Olímpicos 1996 e 2000), o antigo futebolista (que tem vários negócios nos Emirados Árabes Unidos, país que patrocina a embarcação), aproveitou a oportunidade para fazer aquilo que muitos lisboetas já sonharam fazer, mas nunca tiveram oportunidade de concretiza: dar um mergulho (em segurança) nas prateadas águas do rio Tejo.

Não muito longe dali, em terra firme, o Presidente da República, Cavaco Silva, havia dado minutos antes o tiro de partida da etapa oito da prova, marcando desta forma o final de uma estadia que, segundo a organização da prova, ficou bastante surpreendida com o que encontrou em Lisboa e, como tal, já pensa em voltar na próxima edição.

Texto: Miguel Cardoso; Fotos: Paulo Cordeiro

Siga a Revista VIP no Instagram