Soraia Tavares
Solteira e dedicada ao gato: “Não tenho tempo para namorar”

Nacional

Soraia Tavares tem um novo desafio e prepara-se para encarnar Jéssica, na nova série da SIC, “A Lista”. De coração “desocupado”, a atriz divide-se entre a televisão e o teatro, guardando sempre tempo para o amigo de quatro patas, Doraemon

Sáb, 18/09/2021 - 12:54

Soraia Tavares é Jéssica na nova série da SIC, “A Lista”. A VIP esteve a assistir às gravações e conversou com a atriz, de 27 anos de idade, que se divide entre o teatro e a televisão, as duas paixões que lhe ocupam, atualmente, a agenda. “Neste momento estou a fazer um espetáculo no TEC (Teatro Experimental de Cascais), e estou aqui (n’A Lista, da SIC), com a minha Jéssica.”

Fazer mais do que um projeto ao mesmo tempo é “canja” para a atriz, mas confessa que a “ansiedade” acaba por estar sempre presente. “Estou a entrar numa fase em que tenho de começar a fazer uma coisa de cada vez, porque senão começo a ficar um bocado ansiosa, tem mais a ver com a ansiedade do que propriamente com o cansaço. Um bocadinho o medo de falhar e de não estar por completo, vamos deixando um pouco os pedaços para trás.”

Apesar de agenda ocupada, a jovem “não prescinde das oito horas de sono”.  “Às vezes digo num trabalho que estou a fazer outro para poder descansar, por exemplo. Às vezes ando às mentirinhas para poder descansar um bocadinho. Agora já estou a desvendar tudo (risos).” 

As cenas de sexo e a reação da mãe

Na série “A Lista”, – que tem data marcada para estreia na OPTO SIC a 24 de setembro – um grupo de jovens abre um frasco de origamis para cumprir os sonhos de uma amiga que morreu, entre estes há pedidos bizarros e ilegais. As cenas de sexo estão bem presentes e este tema ainda é motivo de algum constrangimento para Soraia Tavares. “Sinto-me confortável com o corpo que tenho, mas acho que não deixa sempre de haver ali dois corpos e de estarmos a mostrar um bocado a nossa intimidade. A mim não me preocupa tanto porque a minha personagem é tão certinha, vai viver uma história de amor então vai ser tudo muito romântico. Claro que acho que vou ficar um bocadinho enervada, mas estamos todos a criar intimidades, uma empatia uns com os outros que acaba por ser tudo depois mais fácil.”

Perante a mãe, as cenas de sexo são um total tabu. Questionada sobre se mudaria de canal ao deparar-se com uma cena de sexo, estando ao lado da mãe, a atriz responde diretamente: “Mudaria! Mudaria porque a minha mãe sempre mudou, ela foge. Por isso já criei assim uma defesa. Mesmo no teatro, não falo sobre isso. Ela vai assistir e nós não falamos sobre essas cenas”.

“Ter uma equipa toda jovem cria um ambiente diferente”

Nesta série, Soraia Tavares tem ao seu lado atores como Júlia Palha, Luís Garcia, Laura Dutra, Luís Ganito, Bruna Santos Quintas e Rodrigo Trindade e está completamente rendida ao elenco por todos serem jovens. “Sinto que estão sempre a tentar pôr-me mais velha em todos os contextos em que estou, tenho de estar muito mais madura. Aqui, sinto-me na minha idade e a viver as coisas à minha maneira, a poder falar com o meu próprio vocabulário e também ter uma equipa toda jovem cria um ambiente diferente. Tenho gostado muito. Gostava de fazer mais personagens destas.”

No futuro, a atriz confessa que “gostava de continuar nesta linha das séries”. Paralelamente tem trabalhado também na RTP e é nesse registo que sonha continuar. “Gostava de ficar por este registo mais lento, gosto dessa preparação. Acho que nunca vou deixar de fazer teatro, mas gostava de trabalhar mais com a câmara.”

Coração dedicado a Doreamon

O talento de Soraia Tavares não se limita à representação. A também cantora é dona de uma vozeirão que a levou à vitória d’”A Tua Cara Não me é Estranha”, em 2019. À VIP, a atriz revela que está prestes a lançar uma nova música. “Gravei há pouco tempo o videoclipe da minha próxima música. Chama-se Cupido. A Inês Pires Tavares faz parte dos coros, canta tão bem. Há de sair brevemente, não sei quando por causa das edições. Acho que tenho sido um pouco mais infiel à música porque estes projetos tiram-me muito tempo útil e criativo.”

No que toca a amores, o coração da atriz está totalmente dedicado ao companheiro de quatro patas: Doraemon. Após cinco anos de namoro com Filipe Rico, a relação chegou ao final no início de 2020 e Soraia continua com “desocupada”. “O coração está bem, tranquilo, desocupado. Não tenho tempo para namorar! Só para o gato. É só um e há de ser sempre só um”, confidencia-nos. 

Texto: Mafalda Mourão com Mariana de Almeida; Fotos: Impala e reprodução Instagram

Siga a Revista VIP no Instagram