Sónia Brazão
«Não tenho namorado. A minha recuperação e aceitação foram difíceis»

Nacional

Sónia Brazão foi uma das convidadas de Cristina Ferreira no programa da SIC. A atriz «abriu o coração» à apresentadora e falou sobre a sua vida atual

Sex, 25/10/2019 - 11:39

Sónia Brazão, de 44 anos, esteve na manhã desta sexta-feira, 25 de outubro, no programa de Cristina Ferreira, na SIC. A atriz, que passou por um dos seus maiores pesadelos em 2011, quando quase perdeu a vida numa explosão em sua casa, em Algés, em 2011, esteve à conversa com a apresentadora e explicou parte do seu percurso desde que esteve internada no Hospital de São José.

A viver com a mãe, Nelsa Fonseca, desde esse mesmo ano, Sónia Brazão pouco revelou sobre o episódio trágico. «Precisei deste aconchego, a ida para casa da minha mãe foi por extrema necessidade. Estranhei ao início, mas depois habituei-me. Ela é muito mandona (ri-se). Eu era muito mais ligada ao meu pai, mas liguei-me muito mais a ela depois disto, e foi uma descoberta», diz.

Sónia Brazão continua a explicar que vê na mãe uma força da natureza e que este acontecimento a ajudou a ‘reencontrar-se’ com a progenitora. «Reedescobrimo-nos mais. O meu pai já morreu, a minha mãe virou mãe  e pai», assume.

«Trabalho por necessidade como toda a gente»

Sónia Brazão não pensa voltar à televisão nem ao mundo da representação a tempo inteiro. «Estou a dar aulas, recebi um convite para ser administrativa, estou em parte time lá. Estou a gostar e a aprender a ser organizada nos meus papéis também (ri-se). Estou em paz. Estive a fazer uma peça. Trabalho por necessidade como toda a gente», diz a atriz para depois acrescentar:

«Ficamos sempre com um bichinho quando aqui vimos à televisão, mas também estou a curtir muito esta fase de paz de poder fazer que quero sem que ninguém saiba. Tive muitos convites de emprego, nem imaginas quantos.»

Sónia Brazão explica que tem sido bom lidar com pessoas diferentes do meio onde cresceu, ligadas às artes. «Descobrir que sou capaz de fazer outras coisas foi muito bom, cresci a cantar a dançar. Agora faço arte quando me apetece, com quem gosto e quando é possível. Consigo estar bem e fazer uma vida normal, faço a cama todos os dias que a minha mãe manda (risos), estou a viver com a minha mãe, eu e as minhas sobrinhas. A minha mãe foi operada, está bem a recuperar em casa e nós somos quase como enfermeiras», partilha.

«Quase já não se notam» as marcas na pele

Depois de ter ficado com grande parte do corpo queimado, na sequência da explosão que quase a matou, Sónia Brazão mostra as marcas das queimaduras. «Quase já não se nota. Ultrapassa-se a aceitar, a vida levou-me aqui para alguma coisa, nem que fosse para me reencontrar, para me levar para perto da minha mãe. Encontrei gente maravilhosa na unidade de queimados. É uma etapa da nossa vida, como a de outra pessoa passa por um cancro», diz.

«Não tenho namorado. A minha aceitação foi difícil»

Sem namorado conhecido há anos, Sónia Brazão garante que continua solteira. «Não tenho namorado. Não tem acontecido. A minha recuperação, a minha aceitação foi difícil, vamos devagarinho. Estou aberta ao que aconteça», termina.

Texto: Ana Lúcia Sousa; Fotos: Redes Sociais

Siga a Revista VIP no Instagram