Sofia Ribeiro e Ruben Rua
Choram a morte do ‘cãopanheiro’ Thai: “Despeço-me com amor”

Nacional

Sofia Ribeiro e Ruben Rua estão devastados com a morte de Thai, o Pug que adotaram quando eram um casal. “O espaço que deixa nunca voltará a ser ocupado.”

Sex, 13/01/2023 - 18:30

Sofia Ribeiro e Ruben Rua choram a morte do fiel companheiro Thai, um Pug que veio juntar-se  à família quando ainda eram um casal. Os dois casaram-se em 2011, porém o enlace durou apenas quatro meses. Em comum ficou a “guarda partilhada” do cãopanheiro Thai, muito acarinhado pelo ex-casal.

O patudo viveu onze anos e sete meses e foi com muita tristeza que a nova atriz da SIC deu a fatídica notícia nas redes sociais. “Como deixar ir um amor? Ninguém nos ensina”, escreveu na legenda da amorosa foto ao lado de Thai. 

Já Ruben Rua escreveu um extenso texto em homenagem ao falecido cão, onde demonstra toda a dor e o sentimento que os unia, ao mesmo tempo que partilhou várias memórias fotográficas.

“O Thai partiu hoje. Tinha 11 anos e 7 meses. Dizem que seria o equivalente a 82 anos de idade humana… enfim… contas que fazemos à vida para tentar aceitar a morte. E como é na morte que curiosamente muitas vezes mais pensamos e reflectimos sobre a vida, a noite de hoje não será excepção”, começou por dizer.

O apresentador da TVI garantiu que o cão teve uma vida “extraordinária” e aproveitou para agradecer aos pais, pois foram eles os maiores cuidadores de Thai: “Foram eles que praticamente sempre cuidaram dele”. 

“O Thai foi para mim um dos maiores exemplos do que é a vida. Este subir e descer de montanha que ambicionamos cumprir se o fim não chegar cedo demais. Quase que o vi nascer, vi-o brincar e correr cheio de energia como uma verdadeira criança a descobrir o mundo. Tornou-se um “adulto” cheio de vitalidade, e o olho que perdeu vítima de um ataque, mostrou-me a superação de uma dificuldade, que deixou marcas (a todos os níveis) mas que nos permitiu continuar”, afirma.

“Tudo o que lhe demos o Thai devolveu”

Ruben relata que Thai sofreu de várias complicações de saúde, contudo nunca desistiu de viver: “E o Thai continuou… Continuou até ficar mais velho. Até ter dificuldades em andar. As escadas passaram a ser impossíveis e os passeios cada vez mais curtos. A hidroterapia e a acupuntura melhoraram a sua qualidade de vida mas o tempo é um cruel cobrador e o pior havia de chegar. O Thai ficou imobilizado e a vida deixou de ser vida. Para ele e para aqueles que estavam à sua volta. Afinal de contas o sofrimento daqueles que sofrem também o é para aqueles que os amam. E foi por amor que o deixamos descansar. Não fosse o amor a condição maior da sua existência. Tudo o que lhe demos o Thai devolveu. Ou talvez tenha sido o contrário”. 

“O Thai passou a ser parte da família que nunca tinha tido qualquer animal de estimação. E será sempre. O espaço que deixa nunca voltará a ser ocupado, não é, contudo, um espaço vazio. Ficam as infinitas memórias de tudo o que vivemos juntos. Hoje é um dia triste, principalmente causado por uma vida tão feliz. Despeço-me com amor e na certeza que nunca me esquecerei dele. Thai”, rematou.

Sofia Ribeiro acusou Ruben Rua de ser um “pai ausente”

Em abril de 2022 o ex-casal esteve no mesmo programa da TVI, no “Em Família”, formato que Ruben Rua apresenta juntamente com Maria Cerqueira Gomes. Sofia Ribeiro foi uma das convidadas e não resistiu em provocar o “ex”. O motivo? Foi Thai.

Já no final da conversa, Sofia Ribeiro revelou que o cão era “como um filho”. Já Ruben disse o Pug estava no Porto, na casa dos pais, onde estava a ser “muito bem tratado”, acrescentando que o animal de estimação, que era dos dois, não podia andar sempre a mudar de casa por “estar muito velhinho”.

A atriz não se ficou e atirou uma “boca” em direito, revelando que Ruben estava a ser um “pai ausente”, referindo que o cãozinho que esteve quase sempre com ela.

Texto: Inês Borges; Fotos: DR

 

Siga a Revista VIP no Instagram