Sofia Arruda conta detalhes do parto
«Não sabia se lhe podia tocar, tinha medo de o estragar»

Nacional

Sofia Arruda visitou a «casa» de Cristina Ferreira, na SIC, e esteve à conversa com Cláudio Ramos. A atriz contou todos os pormenores desta que é a sua primeira experiência no mundo da maternidade

Sex, 16/08/2019 - 15:50

Sofia Arruda, de 31 anos, foi mamã pela primeira vez no passado dia 21 de julho. Xavier nasceu de cesariana e a atriz esteve n' O Programa da Cristina, na SIC, na manhã desta sexta-feira, 16 de agosto, e contou todos os pormenores do parto a Cláudio Ramos

«Olho para ti e foste mãe há três ou quatro anos. Estás ótima», começou por dizer o apresentador, ao constatar que Sofia Arruda continua com uma excelente forma física. «Já voltaste ao ginásio?», questionou. «Achas? Não, nem pensar! Só depois da consulta de um mês após o parto com a minha médica para ela ver a minha cicatriz, como é que está tudo… só depois de ela dar o ok é que começo a treinar outra vez», afirmou.

Completamente rendida ao mundo da maternidade, Sofia Arruda falou sobre o pequeno Xavier. «Está muito lindo, já estou cheia de saudades dele. Estou aqui e tenho de me despachar», brincou. 

Com um sorriso de orelha a orelha, o conhecido rosto das telenovelas portuguesas regressou ao dia 20 de julho, data anterior ao nascimento do filho, e falou sobre toda a agitação que tomou conta de si. 

«Sentia-me um bocadinho agitada. Estive o dia todo com a minha mãe, pensei em ir à praia, mas depois estava muito calor. Fiquei em casa. À noite tive um jantar e já estava assim muito desconfortável. Já não tinha posição para estar. Fui jantar com o David, o meu marido, e já lhe dizia: tenho de ir para casa, já não estou bem», confessou. «Depois dia 21 nasce quase à meia noite. Estive, no hospital, 12 horinhas em trabalho de parto para ser parto natural e depois ele não estava na posição certa e tivemos de ir para cesariana». 

«Doeu-me um bocadinho. Não estava à espera»

Sobre a cesariana, Sofia Arruda admitiu não ter sido como imaginava. «A cesariana é muito diferente do que eu estava à espera. Achava que era uma coisa assim mais tranquila para a mãe e é uma coisa bastante agitada. Estamos deitadinhas numa marquesa, com os braços abertos tipo Cristo Rei, presas, e não tinha aquela noção que era presa presa à séria. Depois há toda uma agitação atrás de um pano, em que o teu corpo é puxado. Tive um bocadinho de dores, porque o médico fazia assim uma força na barriga para ajudar o bebé a sair. Essa parte doeu-me um bocadinho, não estava à espera», admitiu. 

«O David estava comigo e eu não estava nada à espera que me doesse e caíram-me as lágrimas. Depois eles baixaram o pano e eu vi o bebé a sair assim aos gritos, cheio de sangue. Não conseguia parar de chorar, foi assim uma coisa… Queria olhar para ele, mas ao mesmo tempo queria agarrá-lo, mas também estava presa, não sabia se podia tocar, se não podia, tinha medo de estragar. Foi uma emoção muito grande», contou, de brilho nos olhos. 

«Estive cinco dias na maternidade. Não dormia nada. Ele mama de duas em duas horas. Pegou logo na maminha, foi maravilhoso», disse. 

A novidade dada nas redes sociais

Dois dias após Xavier nascer, Sofia Arruda contou a novidade aos fãs através do Instagram. A fotografia mostrava a atriz, acompanhada do marido, o bebé no colo poucos minutos após o parto. «Foi a minha irmã que tirou a foto, como ela é enfermeira a médica deixou-a entrar e também assistiu». «Partilhei a fotografia dois dias depois de ele nascer e lembro-me que pensei: Será que devo? O que é que se escreve?», confessou.

«Ele como recém-nascido vai mudar de feições tão rapidamente que se for para partilhar que seja agora. Porque daqui a 2 meses já ninguém vai saber quem ele é. Pensei que não tinha mal revelar o rosto neste momento. Pude partilhar também com a minha família que está fora e vê as minhas redes sociais», disse. 

«Ele é igual a mim!»

Relativamente a esta primeira fase de adaptação, a também influenciadora digital destacou a importância do apoio familiar. Sobre o marido, a atriz revela que «ele está completamente apaixonado pelo filho». 

A viver esta experiência de forma muito intensa, Sofia Arruda confessa que, quando olha para o filho, tem uma enorme curiosidade: a voz. Quanto à aparência física do pequeno Xavier, Sofia Arruda não tem a mínima dúvida: «Ele é igual a mim!»

Cláudio Ramos terminou a conversa a questionar a atriz se gostava de ter mais filhos. Sofia Arruda não demorou muito a responder: «Gostava de ter uma menina a seguir, mas não é para já!», sublinhou, entre risos. 

Texto: Joana Dantas Rebelo, Fotos: Redes Sociais 

Siga a Revista VIP no Instagram