Socorro!
O meu gato destrói-me a árvore de Natal! 10 dicas para evitar esta situação

Nacional

O seu gato não deixa a sua árvore de Natal em paz? Conheça estas 10 dicas e pode ser que as coisas mudem…

Sex, 13/12/2019 - 15:07

Estamos a poucos dias de mais um Natal e é provável que até já tenha montado a sua árvore. A questão que se coloca é: tem gatos e eles passam a vida a subir à árvore de Natal, destruíndo-a? Este artigo é perfeito para si… ainda está a tempo de fazer algumas alterações na decoração lá de casa. 

10 dicas para montar uma árvore de Natal resistente a gatos

1 – Escolha o tipo de árvore mais apropriado

Sem tem gatos em casa deve evitar usar uma árvore verdadeira, uma vez que são mais perigosas do que as artificiais. Isto porque os espinhos são afiados e podem furar a pele do seu amigo de quatro patas.

O tamanho também é muito importante. Prefira ter uma mais pequena, porque se as coisas correrem mal, pelo menos o estrago será menor. 

Se a árvore for verdadeira, enrole papel de alumínio no tronco, uma vez que é um material que eles não gostam de arranhar. Assim também evita que os animais urinem na base.

Outro conselho útil: coloque papel de contacto, com o lado adesivo para cima, debaixo da árvore. Os nossos amiguinhos não gostam de andar em superfícies pegajosas.  

2 – A base é tão importante como a decoração

Estamos a falar de gatos curiosos, mas ter uma árvore segura também é importante para as crianças. Escolha uma árvore que tenha uma base firme e sólida, para evitar acidentes. Se se tratar de uma árvore grande, por que não prendê-la à parede ou ao teto com um gancho ou com um fio de pesca, por exemplo? 

3 – Onde vai colocar a sua árvore de Natal?

Passemos agora ao local onde vai ficar a sua árvore. Deverá ficar num sítio livre, com espaço à volta, uma vez que se tiver móveis ao lado estes podem servir de escadas para que o seu gato atinja o topo. Já agora, se poder colocá-la numa divisão que possa ser fechada enquanto não está em casa, melhor. Assim o brincalhão não irá para aquela zona enquanto está sozinho. Já imaginou chegar a casa e ter uma surpresa (desagradável)?

4 – Não enfeite logo a sua árvore 

Para muitas famílias, o dia de montar a árvore de Natal é vivido com grande entusiasmo. Porém, aconselhamos a não enfeitá-la logo. O motivo é simples: assim o seu gato irá habituar-se à sua presença, antes de ter demasiada informação, o que o pode atrair mais facilmente. Se ele tentar subi-la seja firme e diga-lhe, de imediato: «Não!» 

Um bom aliado poderá ser um pulverizador de água. Se ele tentar subir, mande-lhe uma pequena borrifadela. Depois de ele tentar a brincadeira várias vezes, finalmente perceberá que não é boa ideia. 

Posto isto, comece a decorar, aos poucos, a sua árvore. Assim o seu «bigodes» não irá notar a mudança repentina. 

5 – O processo da decoração

Já reparou que o seu gato fica focado em todos os objetos que se mexem, ou que tem um fio para perseguir? Agora imagine o seu gato a correr atrás das bolas que você vai colocar na árvore. Por isso, no momento em que estiver a decorar a sua árvore, opte por colocar o seu amigo noutra divisão. 

Se não for possível, pelo menos não o «provoque» com os objetos que vai colocar na árvore. Caso contrário, sempre que lá passar vai querer ir brincar. 

6 – E por falar em enfeites…

Evite enfeites demasiado brilhantes. Como referido na dica acima, existem determinados objetos que atraem mais facilmente o seu gato. Opte por enfeites que não balançam muito ou que sejam mais foscos. 

Ouropel é extremamente perigoso para gatos, uma vez que mastigam e engolem. Também se podem asfixiar. A neve artificial também é tóxica para animais de estimação. 

Velas verdadeiras são, logicamente, de evitar. 

Muitas pessoas também gostam de decorar as árvores de Natal com comida. O chocolate (o mais comum) pode matar o seu animal de estimação. 

7 – Uma questão de estratégia!

Opte por colocar mais enfeites na parte de cima da árvore, uma vez que é menos provável que o seu patudo lá chegue. Uma vez mais apelamos à simplicidade, quanto menos atrativa for para o gato, mais segura ficará a sua árvore de Natal. 

8 – Quando pendurar os enfeites…

Se tem enfeites que não quer deixar de fora da sua árvore, prenda-os com arames ou ganchos, de maneira a que não fiquem a balançar. 

9 – Fez-se luz!

A sua árvore fica pronta quando liga as luzes. Mas cuidado! Materiais elétricos também são perigosos com gatos curiosos. Passe uma fita para esconder os fios e evitar que o gato alcance a fonte de energia ou as tomadas. Não deixe fios pendurados – enrole-os ao redor da base ou da árvore. Também é útil cobrir os fios expostos com capas de fios ou tubulações para evitar que o animal os mastigue. 

10 – Distraia o seu gato 

Uma boa dica passa também por colocar os brinquedos preferidos do seu gato perto da árvore. O arranhador também é uma boa opção. Assim ele não irá sentir a necessidade de ir brincar com a sua amiga árvore. 

Se tiver uma cerca, coloque-a à volta da árvore. Os seus presentes também agradecem. 

Veja as imagens na nossa galeria. 

Texto: Ivan Silva; Fotos: DR

  

Siga a Revista VIP no Instagram