Sérgio Praia
Sobre o sucesso do filme Variações: «Tentei não colocar muito peso em cima de mim»

Nacional

Variações já faz parte da lista dos dez filmes portugueses mais vistos de sempre. É protagonizado por Sérgio Praia, com quem estivemos à conversa sobre este grande desafio.

Ter, 24/09/2019 - 15:35

Estivemos à conversa com Sérgio Praia sobre o filme Variações, de João Maia, que protagoniza, no papel de António Variações.

«Eu e o João [realizador] estávamos a pensar alcançar uma certa massa, mas tanta, e em tão pouco tempo, não», começa por nos contar. O filme português é já considerado um fenómeno nas salas de cinema portuguesas. Só na semana de estreia (22 a 29 de agosto), cerca de 84 mil pessoas viram Variações. Trata-se do filme português mais visto de 2019 e está em nono lugar na lista dos flmes portugueses mais vistos de sempre.

Em relação ao desempenho do ator, que roçou a perfeição, Sérgio Praia deixa claro: «A mim o que me importa na minha profissão é, de facto, emocionar os outros e tentar chegar-lhes ao coração. Eu acho que se está a perder um bocadinho isso com esta coisa da autopromoção e está-se a esquecer do verdadeiro objetivo de ser ator. Nós temos de passar emoções a algúem, nem que seja a uma só pessoa, e eu tentei focar-me nisso. Tentei não colocar muito peso em cima de mim, não pensar que era um filme sobre o António Variações. É um grande responsabilidade? Claro que sim. Mas, acima de tudo, ele era uma pessoa normal, como nós todos, com um sonho… foi aí que eu me foquei!» 

«Existem coisas que eu sinto que podia ter feito muito melhor»

Em relação às críticas negativas que pudessem chegar, o artista considera que a crítica «faz parte do trabalho». «Existem coisas que eu sinto que podia ter feito muito melhor. Outras cenas que eu pensava que estavam muito más e estavam bem melhores do que aquilo que eu estava à espera…»

No fim da conversa, Sérgio Praia aproveitou para deixar uma pequena mensagem sobre o cinema português. «O cinema português está vivo há muito tempo. Acho que as pessoas se vidraram muito nos filmes e nas séries lá de fora e nem sempre se lembram que nós não temos os mesmos orçamentos que existem no estrangeiro. Acredito que com este filme as pessoas têm a vontade de voltar ao cinema, mas não é só com o Variações. A Herdade e outros que já foram feitos provam que o cinema português é bom e recomenda-se».

Texto: Ivan Silva; Fotos: Arquivo Impala e reprodução Instagram 

 

Siga a Revista VIP no Instagram