A depressão é uma doença que apresenta uma variedade de sintomas, como perda de interesse, baixa autoestima, apatia, alterações de humor e tristeza persistente, distúrbios de sono e do apetite, entre outros. Pode parecer que comida e depressão não têm nada a ver mas na verdade existe uma ligação direta que pode atenuar estes sintomas. Há quem diga que nós somos aquilo que pensamos e aquilo que comemos. E, embora não seja por si só suficiente para tratar este transtorno, uma alimentação saudável e equilibrada proporciona uma série de benefícios para contornar os estados depressivos.
São várias as ferramentas ao nosso alcance que nos permitem atuar na primeira linha do cuidar de nós próprios e dos nossos filhos, agindo em consciência e responsabilizando-nos pela nossa saúde mental e bem-estar e pela forma como cada um de nós quer, pretende e escolhe viver. Há alimentos que devemos evitar e outros, que são excelentes aliados à saúde. A maioria são frutos e vegetais mas há outros a considerar. A melhor parte é que todos eles são saborosos, versáteis e saciantes.
Fique a conhecer 5 alimentos que ajudam a combater a depressão
Mel
A glicose que se encontra no mel, quando é ingerida, manda o cérebro parar de produzir orexina, um químico responsável pelo nosso estado de excitação, atenção e apetite. Mas não exagere. Basta comer apenas duas colher de chá de mel por dia.
Aveia e centeio
São ricos em fibra solúvel, que reduz o risco de doenças cardíacas, para além de retardar a libertação do açúcar no sangue. São também ricos em proteína, que fornece energia e promove o fortalecimento muscular. Três colheres de sopa por dia é suficiente.
Descubra os restantes no paraeles.
Siga a Revista VIP no Instagram
TOP VIP
-
1Realeza
Harry
Coroa britânica impõe condição para Príncipe poder visitar túmulo da avó
-
2Realeza
Meghan e Harry
Aniversário regado a cerveja acaba com o casal no hotel
-
3Internacional
Alba Baptista
Atriz e Chris Evans casam em Portugal mas telemóveis ficam à porta
-
4Nacional
SIC
Casados no Paraíso: Noiva acusada de enganar produção da SIC