Sapateira gratinada
Sabor a marisco

Culinária

Receita de sapateira gratinada para uma tarde de petiscos

Sáb, 17/08/2019 - 17:38

Receita de sapateira gratinada para uma tarde de petiscos 

Ingredientes: 1 sapateira 150 g de abacate, 1 cebola roxa, 0,5 dl de azeite, 100 g de miolo de broa, 1 c. (de sopa) de mostarda, 2 c. (de sopa) de picles picados, 2 c. (de sopa) de queijo parmesão ralado, 1 dl de maionese, 2 c. (de sopa) de ketchup, 1 c. (de sopa) de brande, sal, piripíri, pimenta e pimenta-rosa q.b. 

 

Modo de preparação: 
1- Coloque um pouco de vinagre na boca da sapateira e aguarde alguns minutos. Coloque-a numa panela, cubra-a com água e junte-lhe sal e piripíri. Assim que levantar fervura, deixe cozinhar por 15 minutos. Retire e mergulhe-a de imediato em água com gelo. 
2- Corte o abacate em cubinhos e pique a cebola. Junte ambos numa frigideira, misture o azeite e deixe refogar. Adicione depois a broa, tempere com sal e pimenta, envolva e retire do lume. Separe as bocas e as patas da sapateira , abra a carcaça e separe todas as partes comestíveis. Misture o miolo da sapateira com a mistura de broa. Acrescente a mostarda e os picles picados e envolva bem. 
3- Aplique este recheio na sapateira e polvilhe com o queijo ralado. Leve ao forno a 180º C, para gratinar. Entretanto, misture a maionese com o ketchup e o brande. Mexa muito bem e tempere com pimenta-rosa. Sirva numa molheira a acompanhar a sapateira .

OPÇÃO: Coza dois ovos, pique-os finamente e junte-os ao recheio da sapateira .
  

Siga a Revista VIP no Instagram