Sandra Felgueiras
Reage à demissão de António Costa: “Insultar jornalistas…”

Nacional

Sandra Felgueiras não deixou nada por dizer e já reagiu à demissão de António Costa do cargo de Primeiro-Ministro.

Qua, 08/11/2023 - 14:00

Sandra Felgueiras não ficou indiferente à demissão de António Costa do cargo de Primeiro-Ministro esta terça-feira, dia 7 de novembro. Está em causa as buscas efetuadas pelo Ministério Público no Palácio de Belém e aos ministérios que estiveram ligados aos negócios de exploração de lítio e de hidrogénio verde.

Alvo de investigação, António Costa assumiu que não é compatível com a função que desempenhava. Sandra Felgueiras recorreu às redes sociais para recordar os seguidores da reportagem no programa ‘Sexta às 9’, que conduziu na RTP. A jornalista começou por garantir: “António Costa demitiu-se 4 anos depois de ter mandado – por diferentes vias – insultar jornalistas de investigação que iniciaram a investigação que deu origem a este desfecho. A primeira página do inquérito que visa o recém-demitido PM é uma reportagem do Sexta às 9. É uma reportagem que desmontou a corrupção em torno da exploração de lítio em Montalegre”.

E completou: “É a RTP que detém esta reportagem. A mesma empresa, onde tive a honra de trabalhar 22 anos e de a ela dar tudo o que sei. Na altura, era liderada por uma direção de informação que travou um programa que tinha essa mesma reportagem antes das eleições de 2019. Essa reportagem só foi para o ar depois das eleições. Essa direção de informação caiu. Mas o facto não pôs fim às suspeitas insidiosas que tentaram por esta equipa na lama. Suspeitas inadmissíveis num Estado de Direito”.

Sandra Felgueiras não tem dúvida: “Tsunami político”

A jornalista desabafou: “O que aconteceu hoje não foi apenas um tsunami político. Foi um tsunami sobre um sistema de comunicação social que prefere vergar-se ao poder em vez de olhar e cuidar da verdade. Há 4 anos, foram muitos os jornalistas que se solidarizaram com quem orquestrou o boicote a uma investigação. Pergunto-me o que dirão esses jornalistas hoje? Pergunto-me senão se sentem inundados de vergonha?”.

Por fim, rematou: “Hoje ficou claro que o Sexta às 9 nunca perseguiu ninguém. Pelo contrário. O Sexta às 9 ousou fazer o que muitos jornalistas se demitiram de fazer e até ajudaram a tentar boicotar. Apesar disso, a equipa do Sexta às 9 foi perseguida.”

Veja a publicação:

Texto: Maria Constança Castanheira; Fotos: Redes Sociais

Siga a Revista VIP no Instagram