Istambul
Roteiro de dois dias na cidade que separa a Ásia da Europa

Viagens

Istambul é uma das cidades mais turísticas da Turquia. A VIP mostra-lhe o roteiro de dois dias para ficar a conhecer os locais mais emblemáticos da cidade.

Ter, 20/06/2023 - 19:00

Istambul está na rota de milhões de turistas todos os anos e é fácil de perceber porquê. A antiga capital da Turquia junta história com modernidade e respira e transpira cultura. A cinco horas de Lisboa, é uma das cidades preferidas de muitos portugueses que por ali passam de propósito ou em trânsito para outros destinos do país, como a Capadócia, Izmir ou tantos outros. Desta vez, a VIP esteve dois dias na cidade e assistiu ao istambul Music Festival. Para quem quer fazer uma escapadinha, deixamos aqui um roteiro de dois dias.

Dia 1 – Passeio pelo bairro de Galata

Galata é um dos bairros mais típicos de Istambul, que fica localizado no lado europeu da cidade. Vive de dia e de noite e é conhecido pelo seu comércio, restaurantes e bares, que atraem tantos os visitantes, como os locais. A Istiklal Street é uma das ruas mais conhecidas e visitá-la torna-se obrigatório para quem quer fazer compras. É também conhecida pelas lojas de instrumentos musicais, lojas de roupa de estilistas, locais e não só, animada por cafés, artistas de rua e por grandes cadeias de lojas.

É neste bairro que se encontra a Galata Tower, onde pode ver toda a cidade a 360º. Construída em 1348 pelos genoveses para avistar inimigos foi mais tarde usada pelos otomanos, em 1717, para detetar incêndios. Hoje é um local histórico que não pode deixar de visitar e que dá uma panorâmica por toda a cidade. Para quem quer apenas ver as vistas, aconselhamos ir de manhã bem cedo. Se precisa de atualizar o feed das suas redes sociais, tente a sua sorte mais ao fim do dia. Vale o esforço e as fotos são qualquer coisa.

Passeio pelo Bósforo mostra a cidade a partir da água

Depois de almoço reserve uma parte da tarde para ver a cidade a partir do mar, a bordo de uma das muitas embarcações disponíveis. As opções são várias e com diferentes preços. Do passeio de barco pode ver a bela Mesquita de Dolmabahçe, o Palácio Dolmabahçe, a Ponte do Bósforo e o Galataport Istambul.

Regressamos ao hotel Marmara Pera Istambul, onde ficámos instalados, um hotel quatro estrelas, a 10 minutos de bares, restaurantes e zonas comerciais ou apenas bem localizado para dar um passeio descontraído ao fim do dia.

Dia 2 – Hagia Sophia, Grand Bazar e Istambul Moderno

Rumamos para a Península Histórica, local da antiga Constantinopla, anterior Bizâncio, com paragem rápida no Hippodrome, o local onde se realizavam corridas de cavalos e cujas bancadas, hoje inexistentes, recebiam até 100 mil pessoas.

Seguimos para a Hagia Sophia. Esta mesquita é edificada como catedral de Constantinopla no ano de 537, serviu esse propósito até 1453. Foi convertida entre 1204 e 1261 numa catedral católica romana, durante o Patriarcado Latino de Constantinopla, após a cidade ter sido assaltada pela Quarta Cruzada. Foi em 1453 e 1931, que se converteu na mesquita em Hagia Sophia. Tanto a vista, como a visita a Hagia Sophia impressiona e facilmente se percebe porque influenciou a construção de tantas mesquitas espalhadas pelo Mundo.

Mesmo em frente a Hagia Sophia, está a mesquita azul, toda ela branca com as suas cúpulas azuis que lhe dão o nome. Contudo, se queremos conhecer o melhor de Istambul, temos que fazer opções e desta vez ficou apenas registado em fotografia.

Leia também: 5 razões que fazem da Califórnia o melhor Estado para visitar nos EUA

Passamos ainda pelo Grande Bazar. Para muitos o exlibris de Istambul. As centenas de lojas espalhadas pelas ruas labirínticas daquele local fazem daquele bazar um dos mais emblemáticos da cidade.

Depois de almoço regressamos ao lado europeu da cidade e dedicamos a tarde ao novíssimo Istambul Modern, o museu de arte que abriu recentemente as suas portas mesmo no Galataport. Com várias exposições de arte, temporárias ou não, este museu não se fecha naquilo que apresenta no seu interior.

Leia também: 10 cidades baratas para visitar em 2023

Ao longo das várias galerias, as janelas mostram a paisagem para o Bósforo, onde se veem os barcos a cruzar o oceano. Feito maioritariamente de vidro, onde imperam as transparências, o Istambul Modern decora-se com o que apresenta no seu interior e de “janela aberta” para o local onde se insere.

Mesmo ao lado, o Galataport é a outra das joias da coroa da nova Istambul. O porto de cruzeiros, mesmo no centro da cidade oferece entretenimento, um centro comercial e uma zona de restauração virada para o rio, onde turistas e locais se fundem. A gastronomia varia entra a fast food e a deliciosa comida local.

Passeio alternativo e Balat

Reserve ainda um tempinho para um passeio diferente num dos bairros mais trendy de Istambul: Balat. Esta zona, outrora um bairro judeu, está a atrair não só turistas como também gente mais abastada, que está a comprar e remodelar casas, adquiridas a baixos preços.

As cores das casas, coloridas são a atração principal. Começaram por ser assim, quando os muçulmanos obrigaram os judeus então em minoria, a pintar as suas habitações com cores fortes, para que fossem identificados. Mas a moda parece ter pegado e hoje, o bairro, de maioria muçulmana, mantém as cores que o caracteriza. o dia acaba com regresso ao hotel e no dia seguinte, bem cedo, a Lisboa.

A nossa experiência:

Onde ficar:
– Hotel Marmara Pera

Onde comer: 
– Divan Fuaye Restaurant, AKM
– Giritli Restaurant
– Sarnıç Restaurant
– Muutto Restaurant, Galataport

Leia também: 10 destinos obrigatórios para quem gosta de vinho

Percorra a galeria e veja mais fotos de Istambul.

Texto: Ana Lúcia Sousa; Fotos: Luís Correia

Siga a Revista VIP no Instagram