Romeu Costa
Revela infância solitária: “Não tinha ninguém à minha volta”

Nacional

Romeu Costa esteve recentemente no Alta Definição e falou sobre um momento impactante da vida no qual se apaixonou por um homem mais velho.

Dom, 26/05/2024 - 15:00

Romeu Costa esteve recentemente no ‘Alta Definição’, à conversa com Daniel Oliveira. O ator falou sobre a sua carreira na representação, como também sobre homossexualidade. A estrela de ‘Senhora do Mar’ descobriu que é gay quando era mais novo.

“O meu eu de 12 anos sempre foi o ser um miúdo muito solitário, muito sozinho naquilo que sentia e com poucos meios à sua volta que o escutassem, que o ouvissem. Que o compreendesse”, lamentou. “E portanto imagino que uma geração mais nova não tenha [agora] os mesmos desafios que eu tive na altura”, acrescentou.

“Era uma criança muito solitária, a querer fazer parte mas sem saber que ferramentas tinha e como é que podia fazer parte. Acho que o meio à minha volta não estava preparado para perceber o miúdo que era de outra forma em relação à norma vigente”, explicou.

“Era um segredo só meu”

Na altura, o ator apaixonou-se por alguém do mesmo sexo. “Era um segredo só meu. Eu não tinha ninguém à minha volta que me inspirasse confiança ao ponto de eu revelar que estava apaixonado por um rapaz, dois anos mais velho do que eu”, detalhou. Anos mais tarde, descobriu que esse homem havia falecido, durante uma peça em que estava a trabalhar.

“Estava sozinho, portanto escrevia, tinha o meu diário. Tinha até uma linguagem codificada para o caso de se alguém viesse a descobrir o diário não conseguisse perceber o que é que eu realmente estava ali a escrever. Percebe-se assim o grau de maquinação e calculismo que aos 12 anos um pré-adolescente tem”, salientou.

“Eu sabia que aquilo que estava a escrever não podia ser realmente percecionado. Tinha que codificar e disfarçar isto. (…) Eu expresso-me, eu escrevo, mas ainda assim eu não posso escrever da forma a que as pessoas o entendam (…) Eu agora sinto que, independentemente do que o que as pessoas acharem, eu estou tranquilo”, concluiu.

Texto: Luís Sigorro; Fotos: Impala/Redes Sociais

 

Siga a Revista VIP no Instagram